Author:
Neves Luana Tavares,Spillari Laissa Giongo,Fernandes Talma Reis Leal,Catelan-Mainardes Sandra Cristina
Abstract
A presente revisão objetiva compreender a relação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) com o desenvolvimento neuropsicomotor atípico das crianças que apresentam essa síndrome. O TEA caracteriza-se como um Transtorno Global do Desenvolvimento, que leva a diferenças anatômicas e funcionais do sistema nervoso e está relacionado com apresentações clínicas que geram dificuldades e estigmas comportamentais, e por conseguinte, nas relações sociais. Devido a sua sintomatologia heterogênea, é evidenciada uma grande importância médica e parental do conhecimento dos sinais que a criança que futuramente será diagnosticada com TEA apresenta em seu desenvolvimento. A partir disso, o estudo de cunho bibliográfico apresentado, se deu na forma de revisão integrativa de literatura, partindo das referências dos anos de 2018-2023, buscadas nas bases de dados Scielo e PubMed. Perante os achados, as evidências científicas foram organizadas e previamente selecionadas, a partir dos critérios de verificação do método PRISMA, e então os textos foram analisados para que fossem reunidos os elementos confluentes para a escrita da revisão. A pesquisa permitiu estabelecer uma relação causal entre o TEA e os aspectos anatômicos, moleculares e genéticos, sendo que isso fica demonstrado em manifestações externas, podendo auxiliar no diagnóstico precoce. Então, destaca-se a importância de tal temática para a contribuição científica, uma vez que, auxilia no diagnóstico precoce, e promove um melhor prognóstico para as crianças que possuem o TEA, melhorando sua qualidade de vida.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference38 articles.
1. ADAMSON, L. B. et al. An Expanded View of Joint Attention: Skill, Engagement, and Language in Typical Development and Autism. Child development, v. 90, n. 1, Jan. 2019. DOI: 10.1111/cdev.12973.
2. ARAUJO, L. B. et al. Caracterização do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças até três anos: o modelo da CIF no contexto do NASF. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 26, n. 3, p. 538-557, jul. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/KyyJFwMLmHc8SH43B6bCwtb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 abr. de 2023.
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Saúde Suplementar. ANS amplia regras de cobertura para tratamento de transtornos globais do desenvolvimento. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/periodo-eleitoral/ans-amplia-regras-de-cobertura-para-tratamento-de-transtornos-globais-do-desenvolvimento. Acesso em: 01 abr. 2023.
4. CORTEZ, A., FERNANDES, F. Autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo e a percepção de fonoaudiólogos sobre suas habilidades de leitura e escrita. Audiology-Communication Research, v. 24. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2140.
5. FANG, Y. et al. Autism-associated synaptic vesicle transcripts are differentially expressed in maternal plasma exosomes of physiopathologic pregnancies. Journal of translational medicine, v. 19, n. 1, Abr. 2021. DOI: 10.1186/s12967-021-02821-6.