Author:
Wagmocher Rosa Maria Keffler,Teixeira Wâyni Barboza,Santos Renilton Araújo,Silva Ana Cláudia Rodrigues,Silva Dayane Farias da,Limoeiro Pamela de Paula Santos,Bromerschenkel Ingrid
Abstract
O presente trabalho relata um caso de intoxicação por Enterolobium contortisiliquum, em vaca da raça nelore, de mais de 36 meses de ideade, pesando aproximadamente 400 kg. Os sinais clínicos apresentados foram isolamento, hiporexia, apatia, sialorreia, ausência de ruminação e tentativas de escoicear o abdômen. Outros 15 animais de um único lote, com acesso a mesma pastagem, suplementação mineral e água adoeceram, desses, três vieram a óbito e quatro abortaram no terço final da gestação, tendo os mesmos sinais clínicos. As intoxicações tendem a ocorrer com maior frequência durante os períodos mais secos do ano, devido a maturação dos frutos serem entre os meses de junho e julho, mas que permanecem na árvore por alguns meses, momento na qual as favas começam a cair, sendo ingerida pelos bovinos. Foi realizada a eutanásia do animal e posterior necropsia, onde foram visualizadas as alterações anatomopatológicas e as sementes da planta foram encontradas no rúmen do animal.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. BONEL-RAPOSO, J. et al. Intoxicação aguda e abortos em cobaias pelas favas de Enterolobium contortisiliquum (Leg. Mimosoideae). Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 28, p. 593-596, 2008.
2. CONSTABLE, D. P. et al. Clínica Veterinária – Um tratado de doença dos bovinos, ovinos, suínos e caprinos. 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
3. COSTA, R. L. D. da. et al. Contortisiliquum, timboril no brasil. um caso de intoxicação de bovinos por enterolobium. Archivos de zootecnia, v. 58, n. 222, p. 313-316, 2009.
4. FERREIRA, C. M. Principais plantas tóxicas em pastagens do Nordeste, com ênfase em Pernambuco. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bacharelado em Zootecnia, Recife, 2019.
5. MELLO G. W. S. et al. Plantas tóxicas para ruminantes e equídeos no Norte Piauiense. Pesq. Vet. Bras.30:1-9. 2010