Author:
Da Silva Caio Vinicius Soares,De Lucena Gabriele Lima,Damasceno Helane Conceição,Coelho Aldine Cecília Lima,Pinheiro Maria Conceição Nascimento,Cavalcante Rosiane Luz
Abstract
Relatar o emprego de metodologias para a prevenção e combate da Sífilis Gestacional e Congênita pela Escola Médica situada na Transamazônica. Os altos índices de sífilis na região em questão e a vulnerabilidade socioeconômica da população adstrita de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) instigaram os estudantes e docentes do curso de medicina a perceberem a necessidade de incrementar ferramentas de trabalho na Atenção Primária em Saúde para o combate da sífilis na gestação por meio da elaboração de uma cartilha. Essa obra foi concebida de acordo com as normas vigentes do Ministério da Saúde para o enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis e adaptada para uma linguagem próxima da realidade da população que vive as margens da Transamazônica. Essa experiência acadêmica foi acompanhada de momentos de educação em saúde e educação permanente em saúde da qual toda a comunidade em saúde da UBS foi envolvida. A utilização dessas intervenções constantes obtém resultados benéficos a longo prazo, logo a elaboração de uma cartilha resulta no fazer saúde de forma longitudinal e de maneira equitativa para toda sociedade, contribuindo para o manejo da sífilis para os municípios ao longo da região da Transamazônica.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. BARCELLOS RM de S et al. Educação permanente em saúde: práticas desenvolvidas nos municípios do estado de Goiás. Revista Trabalho, Educação e Saúde. 2020.18(2): e002609.
2. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº. 3 de 20 de junho de 2014. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN32014.pdf?query=classificacao. Acessado em: 05 de maio de 2023.
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Indicadores de Inconsistências de Sífilis nos Municípios Brasileiros. 2023. Disponível em: http://indicadoressifilis.aids.gov.br/. Acessado em: 30 de abril de 2023.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas Para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis. 2022. Disponível em: http://antigo.aids.gov.br/pt-br/pub/2022/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-atencao-integral-pessoas-com-infeccoes. Acessado em: 30 de abril de 2023.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico Especial: Sífilis. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/especiais/2022/boletim-epidemiologico-de-sifilis-numero-especial-out-2022/view. Acessado em: 05 de maio de 2023.