EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL COM MEMÓRIAS AFETIVAS DE PESSOAS IDOSAS DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE: O QUE DIZEM OS PROFESSORES
-
Published:2024-01-24
Issue:1
Volume:17
Page:e4216
-
ISSN:1981-223X
-
Container-title:REVISTA FOCO
-
language:
-
Short-container-title:Rev. Foco
Author:
Carneiro Elizângela Mendes Sousa,Osório Neila Barbosa,Silva Neto Luiz Sinésio,Oliveira Nubia Pereira Brito,Brito Marlon Santos de Oliveira,Sá Francijanes Alves de Sousa,De Oliveira Katia Juliane Lopes,De Souza Marileide Carvalho,De Santana Wesquisley Vidal,Resende Crislany Neres
Abstract
Este trabalho divulga e colabora com reflexões sobre a inserção de pessoas idosas em ambientes de ensino e aprendizagem por meio de práticas educativas de Educação Intergeracional. Situa o leitor sobre o potencial que as memórias afetivas de pessoas idosas exercem sobre metodologias de educação intergeracional com crianças e adolescentes, ao selecionar o espaço da Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins para ser estudado de forma mais aprofundada, além de procurar respostas para questionamentos sobre os desafios enfrentados por instituições de ensino e professores na inserção de pessoas idosas em ambientes educativos com metodologias que contemplem a aprendizagem de crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que alcança a Educação ao longo da vida, para as pessoas idosas. O objetivo é responder o questionamento de como os professores percebem a Educação Intergeracional que acontece por meio de memórias afetivas de pessoas idosas. Ao explorar as práticas educativas que acontecem na Universidade da Maturidade, torna-se uma metodologia qualitativa com um estudo de caso que analisou relatórios e documentos do trabalho de professores, bem como uma análise bibliográfica a partir do referencial teórico e outras publicações pertinentes ao tema proposto. Dentre os resultados destaca-se que as memórias afetivas são possíveis caminhos para práticas educativas intergeracionais com impacto significativo no alcance de propostas de ensino e aprendizagem para crianças, adolescentes e pessoas idosas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011
2. FERRIGNO, J. C. Conflito e cooperação entre gerações. Edições Sesc, 2015.
3. FREIRE, J. C. S.; OLIVEIRA, I. A.; OSÓRIO, N. B. Formação de Professores em Paulo Freire: Conceito e Historicidade. Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão. Vol. 5, n. 2, maio-agosto, 2022.
4. GADOTTI, M. A questão da educação formal/não-formal. In: Séminaire organisé par l'Institut international des Droits de l'Enfant (IDE), Sion Suisse, 2005.
5. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.