Author:
Barbosa Meire Jane Nepomuceno,Gomes Selma Cavalcante
Abstract
A atuação do fonoaudiólogo em pacientes com otite média colesteatomosa é crucial para garantir uma abordagem abrangente no tratamento dessa condição. O fonoaudiólogo desempenha diversas funções-chave para auxiliar no manejo dos sintomas e na reabilitação do paciente. Este trabalho se propõe a investigar a atuação fonoaudiológica na reabilitação de pacientes com otite média colesteatomosa. A pesquisa emprega uma abordagem revisiva da literatura, utilizando fontes como Scielo – Scientific Electronic Library On Line, e Google Acadêmico com critérios rigorosos de inclusão e exclusão. Foram identificados e analisados 50 artigos que abordam a temática de reabilitação auditiva de pacientes com colesteatoma. Os resultados obtidos destacam a importância de uma avaliação auditiva abrangente e individualizada para determinar o impacto da cirurgia e identificar as necessidades específicas de reabilitação de cada paciente. Além disso, são discutidas diferentes abordagens terapêuticas, incluindo o uso de aparelhos auditivos, implantes cocleares e terapias fonoaudiológicas. A gravidade da perda auditiva e a extensão dos danos causados pelo colesteatoma são fatores cruciais na escolha da estratégia de reabilitação mais adequada. Este estudo contribui para a compreensão dos desafios enfrentados pelos pacientes após a remoção de colesteatoma e destaca a importância da intervenção da fonoaudiologia na melhoria da qualidade de vida auditiva desses indivíduos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. Aparelho de amplificação sonora individual: entenda do que se trata. Alphafono, 2021. Disponível em: https://www.alphafono.com.br/aparelho-de-amplificacao-sonora-individual-entenda-do-que-se-trata/. Acesso em: 23 de novembro de 2023.
2. AQUINO, Jose Evandro Andrade Prudente de; CRUZ FILHO, Nelson Alvares; AQUINO, Julia Negro Prudente de. Epidemiologia do colesteatoma da orelha média e mastoide: estudo de 1146 casos. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 77, p. 341-347, 2011.
3. BRÁS, Ricardo José Alexandrino. Prevenção da Otite Média na Infância. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de Lisboa (Portugal).
4. Braz. j. otorhinolaryngol. vol.85 no.2 São Paulo mar./abr. 2019 Epub 29-Abr-2019. Disponivel em: http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2016.03.003
5. COF | Centro Otorrinolaringológico Florianópolis. IMITANCIOMETRIA: COMO É O EXAME. 2019. Disponivel em: https://otorrinofloripa.com.br/ouvido-e-orelhas/imitanciometria-como-e-o-exame/. Acesso em: 31/03/2024.