Author:
Sousa Mayara Silva,Silva Patrícia Oliveira
Abstract
As tecnologias, atualmente, são elementos indispensáveis na vida humana, impulsionando uma sociedade cada vez mais informatizada e sobrecarregada de estímulos e de exigências tecnológicas. Desde o nascimento, os seres humanos são expostos a essas conexões, que moldam suas experiências e interações. Este artigo tem por foco investigar o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na vida das crianças e dos adolescentes, visando a elucidar os possíveis prejuízos decorrentes do uso excessivo dessas ferramentas no seu desenvolvimento. Tendo por objetivo principal analisar os efeitos contemporâneos das TICs sobre os aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais do desenvolvimento infantil e do adolescente. Para tanto, utilizou-se como método de realização da pesquisa a revisão integrativa, buscando artigos nos bancos de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine (PubMed), Springer Nature (BMC) e o Scientific Electronic Library Online (SciELO), com base nos descritores, em inglês e português: “criança”, “adolescente”, “era digital”, “dependência” e “prejuízos no desenvolvimento”. Após análise e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados nove artigos que mostram o uso problemático da tecnologia e os principais prejuízos que ela causa no desenvolvimento infantil e do adolescente. Em conclusão, sugere-se que a exposição à tecnologia deva ser controlada pelos responsáveis, seguindo um tempo de tela seguro de acordo com cada idade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference38 articles.
1. ABREU, C. N. de.; EISENSTEIN, E.; ESTEFENON, S. G. B (Orgs.). Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2013.
2. BRANDÃO, I. A. et al. Jogos eletrônicos na atenção à saúde de crianças e adolescentes: revisão integrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 32, n. 4, p. 464-469, 2019.
3. CALDEIRA, E. M. M. et al. Os efeitos do uso indiscriminado de tecnologias digitais no comportamento, saúde mental e neurodesenvolvimento de crianças e adolescentes. In: SOUZA, J. R. de. Estudos multidisciplinares sobre saúde da criança e do adolescente. São Paulo: Editora Academic, 2022.
4. CÂMARA, H. V. et al. Principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância: percepções dos pais. Revista de psicologia, v. 14, n. 51, p. 366-379, 2020.
5. CETIC – CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SOB OS AUSPÍCIOS DA UNESCO. TIC Kids online Brasil 2019: principais resultados. São Paulo: CETIC; Unesco, 23 jun. 2020.