Author:
Oliveira Edna Margareth Pereira Rocha,Silva Neuzeli Pereira Rocha,Rodrigues Cícero Alexandro Diniz,Souza Josane Henrique,Monteiro Maria Regina Agostinho,Santos Diana Nascimento da Silva dos,Ribeiro Andressa Alves da Silva,Santos Alcilene dos,Ferreira Dayane Silverio Alves,Santos Liliany de Jesus Vaz dos,Santos Waneza Barroso dos,Machado Joelma Ribeiro Rosa
Abstract
Este artigo propõe uma reflexão sobre a interação entre educação, tecnologia e cidadania nos tempos atuais, com o intuito de desenvolver um currículo integrado à lógica hipertextual. O objetivo é explorar os conceitos fundamentais desses elementos, identificando os conteúdos essenciais para promover uma prática educativa inovadora que capacite os indivíduos a participarem ativamente na sociedade. A tecnologia, quando combinada com a educação, desempenha um papel crucial na promoção da cidadania, ao incentivar a produção de conhecimento, democratizar o acesso à informação e ao saber, e fortalecer a emancipação social. A interseção entre tecnologia e educação é um ponto crucial no panorama atual da sociedade, oferecendo oportunidades sem precedentes para promover a cidadania e impulsionar o progresso social. Quando esses dois campos convergem, criam-se condições propícias para o florescimento do conhecimento e para o fortalecimento das comunidades. Ao ser integrada à educação, torna-se uma ferramenta poderosa para impulsionar a produção de conhecimento. Através de recursos digitais, estudantes e educadores podem explorar uma vasta gama de informações, estimulando a curiosidade, a criatividade e a pesquisa. Acesso a bancos de dados, materiais educativos interativos e plataformas de aprendizado online ampliam os horizontes do ensino, permitindo que o conhecimento seja construído e compartilhado de maneiras antes inimagináveis. Além disso, desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à informação e ao saber. Ao disponibilizar conteúdos educacionais digitalmente, a tecnologia quebra barreiras geográficas e econômicas, permitindo que pessoas de diversas origens e contextos possam aprender e se desenvolver. Isso é especialmente importante em regiões onde o acesso a recursos educacionais tradicionais é limitado, abrindo portas para oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference10 articles.
1. CANEN, Ana. Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? Caderno de Pesq. N.102 p.89-107 nov.1997
2. CANEN, Ana e XAVIER, Gisele Pereli de Moura. Multiculturalismo, pesquisa e formação de professores: o caso das Diretrizes Curriculares para a Formação Docente. Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas da educação. v.13, nº 48, jul-set. Rio de Janeiro: 2005.
3. CANEN, Ana. XAVIER Giseli Pereli de Moura. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 48 set. Dez. 2011.
4. FERREIRA, M. J. M. A. Novas tecnologias na sala de aula. 2014. 121 páginas. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares). Universidade Estadual da Paraíba.
5. LÉVY, P. As tecnologias das inteligências: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro, 1993.