Author:
Silva Ruann Oswaldo Carvalho da,Ditterich Rafael Gomes
Abstract
A cada ano, cerca de 6,4 milhões de pessoas no mundo recebem o diagnóstico de um tumor maligno, e o câncer de boca se destaca como um dos mais prevalentes, respondendo por 10% desses casos. O diagnóstico precoce é crucial para o sucesso do tratamento, mas as realidades socioeconômicas e culturais dos pacientes muitas vezes são negligenciadas pelos serviços de saúde, limitando o acesso e a qualidade do atendimento. Este estudo documental qualitativo busca compreender as diversas dimensões do câncer de boca, explorando as representações individuais e sociais da doença e como elas influenciam a percepção da população e o acesso aos serviços de saúde. A partir dessa análise, propõe-se a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas que visem: Ampliar o acesso a serviços de saúde bucal, focando em populações vulneráveis e com menor acesso à informação e acompanhamento médico. Combater o estigma associado à doença, desmistificando crenças e estereótipos que impedem a busca por ajuda. Promover a educação em saúde conscientizando a população sobre os riscos, sintomas e formas de prevenção do câncer de boca. Fortalecer a atenção primária à saúde, capacitando profissionais para o diagnóstico precoce e acompanhamento adequado dos pacientes. Humanizar o atendimento garantindo um ambiente acolhedor e sensível às necessidades físicas, emocionais e sociais dos pacientes. Ao abordar as diversas dimensões do câncer de boca, este estudo contribui para a construção de um sistema de saúde mais equânime e eficaz, capaz de garantir o direito à saúde e à vida digna para todos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference108 articles.
1. ABDO, E.N.; GARROCHO, A.A.; BARBOSA, A.A.; OLIVEIRA, E.L.; FRANCA-FILHO, L.; NEGRI, S.L.; et al. Time elapsed between the first symptoms, diagnosis and treatment of oral cancer patients in Belo Horizonte, Brazil. Med Oral Patol Oral Cir Bucal 2007; 12:E469-73.
2. ALMEIDA, F.C.S.; CAZAL, C.; PUCCA JÚNIOR, G.A.; SILVA, D.P.; FRIAS, A.C.; ARAÚJO, M.E. Reorganization of Secondary and Tertiary Health Care Levels: Impact on the Outcomes of Oral Cancer Screening in the São Paulo State. Braz Dent J, 2012; 23(3): 241-255.
3. ANGELIM-DIAS A. Saúde bucal coletiva: metodologia de trabalho e práticas. São Paulo: Editora Santos; 2006.
4. BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação de Prevenção e Vigilância de Câncer. Estimativa 2008. Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2008.
5. ________. Portaria de Consolidação nº 2 de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as políticas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União 2017a; 03 out.