ANÁLISE DA DESNUTRIÇÃO JUVENIL NAS REGIÕES BRASILEIRAS ENTRE O PERÍODO DE 2014-2022

Author:

Cambraia Audrey Tue Domingos Diniz,Sleutjes Jhon Pedro Veggi,Castro Juliana Braga Rodrigues de,Longoni Mariana Damo,Rossato Roberta Leandrini

Abstract

A desnutrição se caracteriza como um estado de deficiência de calorias e/ou outros nutrientes essenciais e pode surgir por diferentes problemas, como incapacidade de obter e/ou preparar alimentos; presença de distúrbios que dificultam a ingestão e/ou absorção de nutrientes; e à maior demanda nutricional em que há durante a infância. Sua forma primária advém da ingestão inadequada de nutrientes, e sua forma secundária é devido a doenças crônicas ou agudas. Ambas acometem mais crianças jovens e podem acarretar no comprometimento de seu desenvolvimento posteriormente, e se não tratada adequadamente pode acarretar em óbito. O objetivo do estudo foi avaliar o retorno dos casos de desnutrição juvenil nas regiões do Brasil. Foi realizado um estudo epidemiológico de caráter descritivo e os dados analisados foram coletados no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), disponíveis no DATASUS, entre o período de 2014 e 2022, avaliando as variáveis de faixa etária, sexo e raça, em todas as regiões do Brasil. Foi observado aumento dos casos de DJ no período analisado, principalmente na faixa etária menor de 1 ano de idade, e na região Nordeste esse índice foi mais acentuado. Dados que reforçam a necessidade de dar atenção às causas e consequências da DJ e de um diagnóstico precoce, fatores que podem mudar as taxas de DJ no país.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference14 articles.

1. AQUINO, M. B. Desnutrição infantil cresce na pandemia e compromete desenvolvimento de crianças. Faculdade de Medicina UFMG, 2021.

2. DANTAS, Raylla Maria de Oliveira et al. Perfil epidemiológico das internações por desnutrição infantil no Brasil. UFCG, 2018.

3. FERNANDES, Ema Cândida Branco; CASTRO, Teresa Gontijo de; SARTORELLI, Daniela Saes. Associated factors of malnutrition among African children under five years old, Bom Jesus, Angola. Revista de Nutrição, v. 30, p. 33-44, 2017.

4. FRAGA, Jeovane Alberto Alves; DA SILVA VARELA, Danielle Santiago. A relação entre a desnutrição e o desenvolvimento infantil. Revista da Associação Brasileira de Nutrição-RASBRAN, n. 1, p. 59-62, 2012.

5. JAIME, Patricia Constante. The Covid-19 pandemic: implications for food and nutrition (in) security. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2504-2504, 2020.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3