COMBATE À DENGUE EM MICROÁREAS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DA RADIONAL II: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Author:

Pimentel Daniela França,Modesto Maria Fernanda Nascimento,Modesto Thiago Cardoso,Assis Natália Reis de,Batista Larissa Pereira,Graúdo Junior Marcelo Freitas,Pontes Ana Rosa Botelho,Pimenta Bruna Marques,Santos Isabella Lago Pinheiro dos,Dantas Nara Regina Barbosa,Lopes Márcia Maria Bragança,Gomes Franciane do Socorro Rodrigues

Abstract

Introdução: A dengue é caracterizada por uma febre aguda, sistêmica, debilitante, dinâmica e autolimitada (Brasil, 2024). Segundo levantamentos, há fortes indícios que o ano de 2024 vai registrar altos casos de dengue, pois, somente nos dois primeiros meses do ano o país já tinha registrado 524 mil contaminações por dengue, equivalente a uma média de 12 mil infecções por dia. Embora a grande maioria dos pacientes acometidos pela dengue possam se recuperar sem grandes complicações, também existem casos mais severos que resultam em óbitos. Objetivo: Descrever a experiência de discentes de enfermagem sobre ações educativas a respeito da dengue, em microáreas da estratégia saúde da família (ESF) da Radional II. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência feito por acadêmicos de enfermagem sobre a realização de ações educativas a respeito da Dengue, no território de abrangência da estratégia saúde da família (ESF) da Radional II, em Belém do Pará, no período de março a abril do ano de 2024. As ações ocorreram em três momentos distintos e com as seguintes estratégias: 1) Na sala de espera da unidade - elegeu-se a exposição dialogada, com o uso de flit chart e cartazes ilustrativos; 2) Numa creche pública - selecionou-se como estratégia o teatro infantil de fantoches e 3) Em três microáreas do território da ESF, nos domicílios, optou-se por usar a abordagem individual seguindo um roteiro sobre a dengue e distribuição de folder. Resultados: 1) A ação educativa realizada na sala de espera contou com a participação de 18 (dezoito) usuários, os quais interagiram com os acadêmicos e esclareceram dúvidas quanto à dengue; 2) Na ação educativa da creche houve a participação de 60 (sessenta) crianças, as quais interagiram de forma efetiva com os personagens do teatro e com os mosquitos da dengue (alunos caracterizados), constatando-se a memorizaram das características do mosquito, a destruição dos possíveis criadouros nos domicílios e a adoção de medidas de proteção contra a doença; 3) Quanto às ações educativas nas microáreas visitou-se 120 domicílios. Os usuários ficaram atentos às informações e dirimiram algumas dúvidas. Constatou-se na comunidade mal acondicionamento e destino inadequado dos resíduos domésticos, água parada e muitos usuários acometidos pela doença nos domicílios. Conclusão: Percebeu-se que ações extensionistas quando enfatizadas e trabalhadas dentro do território da Estratégia, buscando alcançar diferentes grupos atinge resultados positivos sobre a prevenção de doenças e da promoção da saúde da coletividade.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference13 articles.

1. BRENDOLIN, Michelle de Oliveira. Infecção por dengue, zika e chikungunya na gestação em uma maternidade de referência no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas) - Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51183 . Acesso em: 8 de maio de 2024.

2. BURINI, Karina. Pesquisador aborda desafios no tratamento e prevenção da dengue. FioCruz, 8 fev. 2024. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/2024/02/pesquisador-aborda-desafios-no-tratamento-e-prevencao-da-dengue. Acesso em: 27 junho de 2024.

3. FURTADO, Amanda Naiala Ribeiro; LIMA, Ana Sheila Ferreira; OLIVEIRA, Anderson Silva; TEIXEIRA, Andréa Bessa; FERREIRA, Deyviane dos Santos; OLIVEIRA, Estephania da Costa; CAVALCANTI, Gleydiane Barroso; SOUSA, Wládia Araújo; LIMA, Wladiany Medeiros. Dengue e seus avanços. Revista Brasileira de Análises Clínicas, [s. l.], 2018. Disponível em: https://www.rbac.org.br/artigos/dengue-e-seus-avancos/. Acesso em: 8 de maio de 2024.

4. GRANCHI, Giulia. Dengue grave: como saber quando a dengue é preocupante. BBC News Brazil, [s. l.], 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx9drlr07jjo#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20Minist%C3%A9rio,deve%20procurar%20assist%C3%AAncia%20m%C3%A9dica%20imediatamente. Acesso em: 8 de maio de 2024.

5. KHAN, Muhammad Bilal; YANG, Zih-Syuan; LIN, Chih-Yen; HSU, Ming-Cheng; URBINA, Aspiro Nayim; ASSAVALAPSAKUL, Wanchai; WANG, Wen-Hung; WANG, Sheng-Fan. Dengue overview: An updated systemic review. Journal of Infection and Public Health, [s. l.], 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37595484/. Acesso em: 20 de junho de 2024.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3