Abstract
A análise de dados epidemiológicos é crucial para nortear a tomada de decisões pelos gestores, em sistemas de saúde. O estudo utiliza dados do SIH/SUS para analisar o perfil de mortalidade e morbidade hospitalar em uma cidade de médio porte de Minas Gerais. O perfil de internações ao longo de 10 anos foi descrito, as principais causas de mortalidade e morbidade hospitalar foram identificadas e as taxas municipais de mortalidade pelas principais condições foram comparadas às taxas estaduais. Os resultados do presente estudo demonstraram tendências relevantes relacionadas a importantes morbidades no contexto local e nacional, bem como discrepância em relação a indicadores municipais, quando comparados aos indicadores estaduais. Os achados tem potencial para utilização no direcionamento de esforços para iniciativas de prevenção e proteção da saúde frente aos agravos de maior impacto.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference12 articles.
1. BARRETO, M. L. Papel da epidemiologia no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde no Brasil: histórico, fundamentos e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 5, n. suppl 1, p. 4–17, nov. 2002.
2. RAMOS, F. L. D. P. et al. As contribuições da epidemiologia social para a pesquisa clínica em doenças infecciosas. Revista Pan-Amazônica de Saúde, v. 7, n. esp, p. 221–229, dez. 2016.
3. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Módulos de princípios de epidemiologia para o controle de enfermidades: unidade 3: medição das condições de saúde e doença na população. Brasília, DF: Opas, 2010.
4. RIBEIRO, S. et al. Sistema de informação em saúde: gestão e assistência no sistema único de saúde. Cogitare Enfermagem, v. 19, n. 4, 19 dez. 2014.
5. BITTENCOURT, S. A.; CAMACHO, L. A. B.; LEAL, M. D. C. O Sistema de Informação Hospitalar e sua aplicação na saúde coletiva. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, n. 1, p. 19–30, jan. 2006.(https://datasus.saude.gov.br/acesso-a-informacao/)