A PARTICIPAÇÃO MASCULINA EM UM GRUPO EDUCATIVO DE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO

Author:

Silva Isabella Henrique Pascoal da,Rosa Larissa de Paula,Silva Cristiane Vanessa da,Souza Camila Laporte Almeida de,Otaviano Yasmin de Abreu,Nunes Beatriz Lopes Rezende

Abstract

Objetivo: investigar como os homens interagem numa atividade em grupo destinada ao planejamento reprodutivo. Método: relato de experiência acerca da participação de homens em um grupo de planejamento reprodutivo de uma maternidade do Rio de Janeiro. O estudo foi ancorado na teoria transcultural de Leininger. Resultados: Durante a exposição do conteúdo teórico, apesar dos esforços pedagógicos de interação, os homens não participaram ativamente, nem expressaram dúvidas, permaneceram em silêncio. A dinâmica de trocas de vivências, deixou os homens mais à vontade para expor suas ideias e pensamentos. Verificou-se a ausência de interação entre os casais durante a exposição e apresentação dos métodos disponíveis para escolha, assim como a falta de cooperação mútua na tomada de decisão do método. As mulheres mantiveram a missão de cuidar dos filhos enquanto tentavam compreender as informações e os homens por algumas vezes se distraíram no celular. Considerações Finais: a presença dos homens no grupo de planejamento reprodutivo ainda é reduzida, necessitando de acolhimento desse público e dinâmicas que possam sensibilizá-los a um diálogo em que emergem tabus, crenças e vivências de cada indivíduo. A corresponsabilização pelo planejamento reprodutivo precisa avançar e se contrapor aos estereótipos sexistas ainda vigentes na atualidade.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference20 articles.

1. ARAÚJO, J. N. G., & MOREIRA, H. C. (2000). Planejamento familiar: autonomia ou encargo feminino. Revista Psicologia Estudos, 9(3), 389-398. Disponível em: http://www.scielo.br.

2. ARAGÃO, F. B. A., OLIVEIRA, E. S., SERRA, J. N., FONTOURA, C. C., CUNHA, J. H. S., & SALVADOR, E. P. (2021). Perspectivas de profissionais da atenção primária quanto à adesão do homem. Revista Família, Ciclos de Vida, Saúde e Contexto Social, 9(3), 542-551. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/4690/pdf.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. (2008). Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: princípios e diretrizes. Brasília, DF.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. (2009a). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais. Brasília, DF.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. (2009b). Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Plano de Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n. 1.944, de 27 de agosto de 2009. Diário Oficial da União.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3