ESTUDO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DAS ARGILAS DE USO COSMÉTICO EM MANAUS

Author:

Da Silva Suyane Leandro,Nobre Janaina da Costa Nogueira,De Freitas Adriana Dantas Gonzaga,Santos Helder Manuel da Costa

Abstract

No Estado do Amazonas encontramos uma diversidade grande de argilas que são destinadas, essencialmente, para o setor de cerâmica e pouco se conhece sobre sua aplicação e utilização como cosmético ou medicinal. Além disso, existe uma carência de pesquisas e literaturas sobre a utilização do uso das argilas, apesar de serem muita utilizadas na área de beleza e terapias alternativas dificilmente encontram-se publicações que abordam esse tema no Brasil e muito raramente no Amazonas. Nos últimos anos, verificamos um aumento crescente na preferência por tratamentos de saúde e estética em produtos com base em argilas. Os vários benefícios da argila como cosméticos, a facilidade de acesso e o baixo valor do produto tem provocado um intenso consumo de argilas em feiras e mercados da cidade de Manaus sem que estudos tenham sido realizados para atestarem a qualidade e segurança, especialmente, em relação a presença de metais pesados e bactérias nocivas à saúde humana. Este fato motivou a realização desta pesquisa que visa identificar a presença de metais pesados e microrganismos nas argilas usadas como cosméticos em Manaus através de fluorescência de raios- x e análises microbiológica. Para o estudo, foram adquiridos cosméticos e argilas em pó em feiras e nos principais comércios da cidade de Manaus. Amostras de argila branca in natura, utilizadas na produção de cosméticos, foram coletadas de uma jazida situada no Km 25 da BR 174. Em laboratório, a argila in natura foi submetida à ensaios de fluorescência de raios X (FRX) para identificar a composição química (a concentração de óxidos e os metais pesados). As análises microbiológicas para detecção de microrganismos foram realizadas na argila branca in natura e em uma amostra de argila comercializada. Os resultados das análises foram comparados com os dados consagrados na literatura cientifica que trata da pesquisa sobre argila para uso terapêutico e medicinal e com base nas resoluções RDC no 79/2000 e RDC no 48/2006 da ANVISA para verificar se estão dentro dos parâmetros recomendados para tal uso. Os resultados revelaram que as argilas não possuem metais pesados e não foram encontrados microrganismos, estando a argila apta para o consumo.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference27 articles.

1. BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, RDC n° 79. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 31 ago. 2000.

2. ______. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, RDC n° 48. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 13 mar. 2006.

3. ______. Resolução RDC. Estabelece os parâmetros de controle microbiológico para os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Nº 481, de 23 de set. 1999.

4. BLUHM, H. Monitoring megabenthic communities in abyssal manganese nodule sites of the East Pacific Ocean in association with commercial deep-sea mining. Aquatic Conservation: Marine and Freshwater Ecosystems, 4: 187-201. 1994.

5. BLUHM, H.; SCHRIEVER, G & THIEL, H. Megabenthic recolonization in an experimentaly disturbed abyssal manganese nodule area. Marine Georesources and Geotehnology, 13: 393-416. 1995.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3