Author:
Cruz Ana Beatriz de Sousa Araújo,Batista Amanda Trajano,De Souza Maysa Carvalho,Dos Santos Vanide Alves,De Lima Michael Augusto Souza,Amorim Isabelle Tavares,De Andrade Pollyana Ludmilla Pimentel Cardoso,Pires Thereza Sophia Jácome
Abstract
A aquisição da leitura é um processo complexo, que envolve uma série de habilidades. Déficits ao decorrer desse processo comprometem a aprendizagem, desenvolvendo dificuldades nesta aquisição. Nesse contexto, é fundamental uma avaliação psicopedagógica para que seja possível elaborar um planejamento interventivo em concordância com os resultados obtidos. O presente estudo tem como objetivo geral apresentar uma avaliação psicopedagógica clínica em um caso de dificuldade de leitura e escrita e como objetivos específicos citar os testes psicopedagógicos utilizados ao decorrer do processo de avaliação psicopedagógica e propor uma intervenção adequada a partir dos resultados encontrados após a avaliação. Os dados foram coletados através da Anamnese e da aplicação do TDE II, PROLEC, TAC e TT e analisados em consonância com os protocolos dos testes. Dentre os principais resultados identificou-se um mapeamento seguro e eficiente das dificuldades do paciente e a elaboração de uma intervenção psicopedagógica adequada.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference25 articles.
1. ASSIS, É. F. et al. Relações entre a Compreensão de Leitura, Resolução de Problemas de Raciocínio Quantitativo e Funções Executivas. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, 2021.
2. ATHAYDE, M. L. et al. Desenvolvimento do subteste de leitura do Teste de Desempenho Escolar II. Psico-USF, v. 24, p. 245-257, 2019.
3. CAMPOS, A.; Pinheiro, L.; Guimarães, S. A consciência fonológica, a consciência lexical e o padrão de leitura de alunos com dislexia do desenvolvimento. 2012.
4. CAPELLINI, S. A.; LANZA, S. C. Desempenho de escolares em consciência fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 22, p. 239-244, 2010.
5. CAPELLINI, S. A.; OLIVERA, A. M.; CUETOS, F. PROLEC. 1° ed. São Paulo: Casa do psicólogo, 2010.