Author:
De Sousa Lara Kethelen Silva,Costa Junior Lindemberg,Dos Reis Liana Eida Marques,Nascimento Suziany Leite,Silva Leonilde da Conceição
Abstract
Este estudo tem como objetivo identificar as principais características de um candidato a Diretor Geral ou Reitor que influenciam na intenção do voto na visão dos discentes e servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Utilizou-se modelo teórico analisando os seguintes construtos: Intenção de Voto, Qualidade Percebida, Confiabilidade, Competência, Atratividade e Imagem Percebida. Empregou-se de método quantitativo, com caráter descritivo e corte transversal. Revela-se um total de 437 (quatrocentos e trinta e sete) respondentes aptos, deste total 185 (cento e oitenta e cinco) foram respondidos por servidores e 252 (duzentos e cinquenta e dois) foram respondidos por discentes. Os resultados evidenciam que alunos e servidores públicos de uma Instituição de Ensino podem ter visões distintas no que tange à escolha de um candidato. Sugere-se que isto ocorra pelo fato dos servidores e discentes terem perfis e funções diferentes dentro da instituição, por exemplo, os servidores são estáveis em seus cargos, podem lançar-se candidatos aos cargos de diretor e reitor na instituição, além de poderem criar relações políticas e pessoais que podem influenciar no seu voto. Já os discentes não almejam (e nem podem) concorrer a cargos de direção, por tal motivo buscam gestores que possam contribuir de forma significativa para o crescimento da instituição, sem interesses pessoais e/ou profissionais. Na amostra de servidores revelam-se como critérios de voto “a intenção de voto e a qualidade percebida”, e na amostra dos discentes revelam-se “a intenção de voto e a confiabilidade”.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference53 articles.
1. ABREU, Leonardo José Fernandes de; ARAKAKI, Fernanda Franklin Seixas; MENDES, Andréia Almeida. MARKETING ELEITORAL: QUAIS VARIÁVEIS PODEM AFETAR O COMPORTAMENTO DO ELEITOR UNIVERSITÁRIO. Anais do Seminário Científico do UNIFACIG, n. 3, 2018.
2. BANDEIRA, Marconde Ávila; OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira. A eleição direta de diretor escolar: desafios na gestão democrática no município de Medicilândia–Pará. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 2, p. 448-477, 2020.
3. BARROS, Denise Franca; AYROSA, Eduardo AT. Trocas eleitorais: Uma proposta para o Estudo do Comportamento do Eleitor. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 1, n. 1, 2010.
4. BARROS, Denise Franca; SAUERBRONN, João Felipe Rammelt; AYROSA, Eduardo André Teixeira. Representações do eleitor: revendo teorias e propondo novos caminhos. Revista de Administração Pública, v. 46, p. 477-491, 2012.
5. BELDAD, Ardion; DE JONG, Menno; STEEHOUDER, Michaël. How shall I trust the faceless and the intangible? A literature review on the antecedents of online trust. Computers in human behavior, v. 26, n. 5, p. 857-869, 2010.