IMPERMEABILIZAÇÃO DE FUNDO DO ATERRO SANITÁRIO DE RIO GRANDE/RS: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, GEOLÓGICAS E GEOTÉCNICAS

Author:

Camargo Karina Retzlaff,Bruch Alexandre Felipe,Rodrigues Milene Lima,Retzlaff Alana Stern

Abstract

Há pouco mais de uma década os resíduos sólidos domiciliares de Rio Grande, município localizado no sul da Planície Costeira do Rio Grande do Sul, passaram a ser depositados em um aterro sanitário. Este trabalho reúne dados de caracterização geológica, geomorfológica e pedológica do local do aterro e resultados de pesquisas geotécnicas sobre a impermeabilização de fundo do aterro sanitário com adição de bentonita ao solo compactado. Estas pesquisas foram realizadas com dois solos locais, um superficial e outro subsuperficial, e duas jazidas. Para estes ensaios foram variados teores de bentonita e energia de compactação. Em síntese, o solo MBAR foi o único que na condição natural apresentou valores de condutividade hidráulica abaixo do permitido para uso como liner, o solo natural requer um teor de bentonita de 14% e solo ARMAR requer entre 4 e 6% de bentonita, dependendo da metodologia adotada. Esta nova solução constitui opção para o próprio empreendimento em futuras intervenções ou para outras obras de similar escopo, num mesmo contexto geológico-geotécnico. Quanto à sorção de íons, misturas de solo ARMAR e bentonita apresentaram resultados aceitos pela legislação vigente. Resultados de ensaios de cisalhamento direto evidenciaram a significativa redução no ângulo de atrito efetivo e uma anisotropia importante das misturas de solo-bentonita, o que são indícios de que a análise do comportamento mecânico destas misturas deva ser detalhadamente realizada antes do seu uso. 

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference37 articles.

1. Abreu, F. (2006). Projeto geotécnico de um aterro de resíduos sólidos para o município de Rio Grande com ênfase à avaliação técnica e econômica da impermeabilização de fundo. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil Empresarial. Universidade Federal do Rio Grande. 211 p.

2. Almeida, M. T., Baumgarten, M. G. Z. e Rodrigues, R. M. S. (1993). Identificação das possíveis fontes de identificação das águas que margeiam a cidade do Rio Grande”. Documentos técnicos Oceanografia.

3. Alonso, V. V., Retzlaff, A. S., Camargo, K. R. C., Bastos, C. A. B. (2021). Construção de um SIG de sondagens SPT de Rio Grande/RS e análise de adequação à versão da NBR 6484 vigente. Anais do 1º Simpósio Virtual de Práticas de Engenharia Geotécnica da Região Sul. 8 p.

4. Amorim, A. P., Albuquerque, B. M., Gautério, D. T., Jardim, D. B., Morrone, E. C. e Souza, R. M. (2010). Lixão municipal: abordagem de uma problemática ambiental na cidade do Rio Grande – RS. Revista Ambiente e Educação. Vol. 15 (1), p. 159 – 178.

5. Azambuja Engenharia e Geotecnia LTDA (2006). Projeto do aterro sanitário de Rio Grande.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3