Author:
Gomes Bruna Katerine Godinho,Soares Helena Talita Barbosa,Dos Santos Rodrigo Pereira,Ribeiro Gese Teixeira,Silveira Nayara Susanne,Silva Alexandra Maurício,Pinto Brenda Oliveira Nascimento,Fonseca Mirian Ester Gomes,Gomes Gabriella Dias,Ruas Erika Damasceno,Da Silva Erika Patrícia,Silva Laércio Ferreira,Lima Loren Costa,Lino Maria Kécia Rufino,Oliveira Pâmela Scarlatt Durães
Abstract
Objetivo: Investigar a relação entre o trabalho e a saúde mental das mulheres enfermeiras durante a pandemia da COVID-19. Método: Realizamos um estudo qualitativo com base no método hermenêutico materialista-histórico. A pesquisa foi conduzida em um município do norte de Minas Gerais. A população do estudo consistiu em profissionais de enfermagem do gênero feminino, incluindo enfermeiras e técnicas de enfermagem. Utilizamos a técnica de snowball para a coleta de dados, que consistiu em um roteiro de questões norteadoras e um questionário socioeducativo. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Os resultados foram organizados em três categorias temáticas: o papel crucial da enfermagem durante a pandemia da COVID-19, o impacto na saúde mental das mulheres durante esse período e as estratégias de enfrentamento do sofrimento mental das profissionais de enfermagem. As falas das participantes evidenciaram um aumento nos níveis de sofrimento mental, sobrecarga de trabalho e o medo de contaminar seus entes queridos. Considerações finais: Essa perspectiva revela que a enfrentamento do desconhecido torna os profissionais de enfermagem frágeis e vulneráveis. Independentemente de sua diversidade socioeducativa, as profissionais de enfermagem apresentaram uma significativa deterioração em sua saúde mental durante a pandemia.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference33 articles.
1. AL MAQBALI, Mohammed.; AL SINANI, Mohammed.; AL-LENJAWI, Badriya. Prevalence of stress, depression, anxiety and sleep disturbance among nurses during the COVID-19 pandemic: A systematic review and meta-analysis. J Psychosom Res., v. 141, 2021.
2. ALMEIDA, Deybson B. et al. Construção científica da atuação das enfermeiras em pandemias: revisão integrativa. Revista Baiana de Enfermagem, v. 36, 2022.
3. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria no 188, de 3 de fevereiro de 2020. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Especial: Doença pelo Coronavírus – COVID-19. Brasília – DF: Ministério da Saúde, 2022.