Author:
Zapotoski Robson Gustavo Trigo,Ferreira Kelly Cristina
Abstract
Tradicionalmente, a indústria de tratamento de minérios apresenta-se como um eixo de grande representatividade, demandando um aprofundamento constante em relação aos fertilizantes e aos corretivos de acidez do solo. Objetivou-se, deste modo, analisar a interação entre agrominerais, fertilizantes e corretivos de acidez do solo no contexto do tratamento de minérios. Justificou-se a seleção deste tema em razão da necessidade de enfrentar as adversidades contemporâneas relacionados à produção de alimentos, à gestão de recursos naturais, ao desenvolvimento econômico e à sustentabilidade ambiental. No âmbito metodológico, incorporou-se uma revisão bibliográfica documental e exploratória em conjunto com uma pesquisa observacional e qualitativa. Deste modo, verificou-se a interconexão intrínseca entre o setor de tratamento de minérios e a agricultura, uma vez que a extração, o beneficiamento e a disponibilização dos agrominerais e fertilizantes são de responsabilidade desse setor. Validou-se ainda que as tecnologias de revestimento de fertilizantes visam melhorar a liberação controlada de nutrientes para as plantas, minimizando as perdas por lixiviação e volatilização, sendo inovações atrativas por aumentar a eficiência do uso de fertilizantes, além de reduzir os impactos ambientais associados ao excesso de nutrientes nos ecossistemas aquáticos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference16 articles.
1. AULER, André Carlos et al. Efeitos de corretivos da acidez do solo associados ao gesso agrícola sobre os atributos físicos e químicos do solo. 2018. Disponível em: https://tede2.uepg.br/. Acesso em: 05 nov. 2023.
2. BAMBOLIM, Amauri et al. Calcário líquido e calcário convencional na correção da acidez do solo. Revista de Agricultura Neotropical, v. 2, n. 3, p. 34-38, 2015. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/. Acesso em: 05 nov. 2023.
3. DOURADO, Marcelo de Luccas. Novas rotas de produção de fertilizante potássico: a biossolubilização de agrominerais. 2018. Disponível em: https://app.uff.br/. Acesso em: 07 nov. 2023.
4. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184 p. ISBN 978-85-22458233.
5. GUIMARÃES JÚNIOR, Marim Paulo Alves et al. Relação Ca: Mg do corretivo da acidez do solo e as características agronômicas de plantas forrageiras. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 14, p. 460-471, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 01 nov. 2023.