Author:
Savacini Tiago Souza,De Oliveira Virgínia Campos,Borsoi Neto Antônio Carlos,dos Santos Vitória Evangelista,Paixão Marcus Vinicius Sandoval
Abstract
As sementes em geral possuem um período determinado para germinação e após este tempo passam a não serem viáveis para plantio. A giberelina é um hormônio que atua estimulando a germinação em sementes que apresentem algum bloqueio para germinar. Objetivou-se avaliar o efeito da giberelina na emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de mamoeiro cultivar golden, com sementes de diferentes idades. Os tratamentos foram sementes com um ano, dois anos e 3 anos, armazenadas em geladeira (10°C). Duzentas sementes de cada idade foram imersas durante 60 minutos em solução de Giberelina ( , na dosagem de 2000 mg.L-1, e 200 de cada idade em água pura como testemunha, e semeadas em bandejas com substrato comercial. Após trinta dias do início da emergência, foi avaliado a porcentagem de emergência, o índice de velocidade de emergência e o tempo médio de emergência. Sessenta dias após o início da emergência foram avaliadas a altura da planta, número de folhas, diâmetro do coleto, comprimento da raiz, massa verde e seca das folhas e das raízes. Sementes de mamão armazenadas por até três anos germinam normalmente e possuem potencial para emergência quando submetidas a tratamento pré germinativo com giberelina.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. ALBUQUERQUE, K. S.; GUIMARÃES, R. M.; ALMEIDA, Í. F.; CLEMENTE, A. C. S. Métodos para a quebra da dormência em sementes de sucupira-preta (Bowdichia virgilioides KUNTH.). Ciência e Agrotecnologia, vol.31, n.6, p.1716-1721. 2007.
2. BERBERT, P. A., et al. "Qualidade fisiológica de semente de mamão em função da secagem e do armazenamento. Revista Brasileira de Sementes, v.30, p.40-48, 2008.
3. BORGES, E. E. L. & RENA, A. B. Germinação de sementes. In: AGUIAR, I. B., PIÑA-RODRIGUES, F. C. M. & FIGLIOLIA, M. B (eds). Sementes florestais tropicais. p. 83-135, Brasília: ABRATES, 1993.
4. CARVALHO, N.M.; NAKAGAWA, J. Sementes: ciência, tecnologia e produção. 4 ed. Jaboticabal, SP: FUNEP, 125p, 2000.
5. CASTRO, R. D., HILHOST, H. W. M. Embebição e Reativação do metabolismo. In Ferreira, A. G., Borghetti, F. (eds). Germinação do básico ao aplicado. Porto Alegre: Artmed. p. 149-162, 2004.