Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar a presença e trajetória do islã no Brasil desde o período escravagista, passando pela imigração árabe, até os dias de hoje. Em paralelo, apresentar como se deu sua chegada e assentamento pelo país, observando suas características, histórias e heranças no país. O trabalho iniciará com um breve relato de como o islã surgiu e se difundiu até chegar aos países no norte da África, local dos quais eram oriundos grande parte das pessoas escravizadas e trazidas até o Brasil, através de caravelas, pelos portugueses, desembarcando na Bahia. Analisaremos os períodos imigratórios entre os séculos XIX e XX, até chegar à presença do islã no Brasil nos dias de hoje, a conversão à religião e a herança cultural herdada pelos muçulmanos no país. A metodologia será debruçada em pesquisas de fontes bibliográficas históricas e religiosas, além da exposição de dados e tabelas. Este trabalho pretende contribuir com uma maior compreensão da religião islã e suas raízes em nosso país.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference15 articles.
1. BRASIL, Constituição Política do Império do Brazil (de 25 de Março de 1824). Disponível em Acesso em 03ago.2021.
2. CASTRO, Cristina Maria de; VILELA, Elaine Meire. Muçulmanos no Brasil: uma análise socioeconômica e demográfica a partir do Censo 2010. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 39(1): 170-197, 2019.
3. DUTRA, Stefany; PEREIRA, Emily Steffens; IRSCHLINGER, Fausto Alencar. Muçulmanos no Brasil: adaptações e especificidades nos séculos XX e XXI. Akrópolis, Umuarama, v. 27, n. 1, p. 11-19, jan./jun. 2019.
4. FARAH, Paulo Daniel. Relato de viagem de um erudito muçulmano ao Brasil do oitocentos: a experiência e o prisma de um viajante do século XIX. Recorte – Revista digital . V. 6 - N.º 2 (julho-dezembro /2009).
5. FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 481 ed. rev. — São Paulo : Global, 2003.