Author:
Cardoso Abel Melo,Rodrigues Zelinda Duarte,Pimentel Heminacés Rodrigues,Vieira Layane de Souza,Campos Lucia Pantoja Gonçalves,Pereira William Marques,Moreira Auricilene Gomes,Nunes Elen Rosa dos Reis
Abstract
Esta pesquisa é uma revisão de literatura de natureza qualitativa que busca compreender conceitos sociais, especialmente o comportamento social, por meio de análise de textos já sistematizados, como artigos, livros e teses. O estudo destaca a importância do lúdico nas práticas pedagógicas para tornar as aulas mais envolventes, atrativas e divertidas, aumentando o engajamento dos alunos. O lúdico nas aulas permite a adaptação às necessidades individuais dos estudantes, respeitando sua singularidade e promovendo a facilitação da aprendizagem, tornando-a mais significativa. Além disso, enfatiza a mediação didática, onde o professor age como intermediário entre o aluno e o conhecimento, tornando a interação mais autônoma e eficaz. A ludicidade também estimula a criatividade e dinamicidade no ensino, incentivando a inovação nas estratégias pedagógicas. Destaca-se seu impacto no desenvolvimento infantil, preenchendo necessidades, estimulando o desenvolvimento cognitivo e a imaginação das crianças. A abordagem lúdica possui raízes culturais e históricas profundas, valorizada desde os povos primitivos, e se estende para além das brincadeiras, aplicando-se em diversas atividades educacionais, como leitura e alfabetização, tornando o processo de aprendizagem mais pessoal e relevante para os alunos. Além disso, promove a interação em sala de aula e fortalece a relação entre professores e alunos, baseada na confiança e amizade, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. A incorporação do lúdico nas práticas pedagógicas é fundamental para o sucesso educacional, motivando os alunos, respeitando suas individualidades, facilitando a aprendizagem, promovendo a criatividade e enriquecendo a experiência de ensino.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference8 articles.
1. CARDOZO, Olga Gonzalez; SILVA, Risolene Maria da. O lúdico como ferramenta facilitador no processo ensino aprendizagem. Revista científica de Iniciación a la Investigación 3 (1), 2018. Disponível em: http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/rcuaa/article/download/424/344. Acesso em: 05 abr. 2023.
2. CARRETTA, Ângela Susana Jagmin; GENTIL, Viviane Kanitz; RODRIGUES, Angelita de Fátima Rodrigues. O lúdico como estratégia do processo de ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p.82-87 jan. 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/download/22499/18007 Acesso em: 03 abr. 2023.
3. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. - 2. reimpr. -São Paulo: Atlas, 2008.
4. LIBANEO, J. C. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/GB5XHxPcm79MNV5vvLqcwfm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 abr. 2023.
5. LIBANEO, José Carlos. A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 353-387, maio/ago. 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/download/5391/2954. Acesso em: 01 abr. 2023.