AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE DE ADULTOS E IDOSOS VINCULADOS A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Author:

Oliveira José Railson de Souza,Leopoldino Pedro Victor Barriga,Pantoja Jorgeane Pedrosa,dos Santos Maria Elenilda do Milagre Alves,De Melo Renata Amanajás,Santos César Augusto de Souza,Wu Shaumin Vasconcelos,Dias George Alberto da Silva,Dias Biatriz Araújo Cardoso

Abstract

Introdução: A Atenção Primária à Saúde contribui para promover um envelhecimento ativo e saudável de adultos e idosos, pois as capacidades físicas dos indivíduos senescentes são afetadas, tais como a flexibilidade. Porém, a prática de promoção à saúde como a atividade física pode retardar o processo de envelhecimento. Objetivo: Avaliar a flexibilidade de adultos e idosos vinculados a Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional descritivo e analítico do tipo transversal realizado na Unidade Municipal de Saúde (UMS) Paraíso dos Pássaros e Estratégia de Saúde da Família (ESF/CDP), em Belém do Pará, no período de outubro de 2022 a fevereiro de 2023. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa foram uma ficha de identificação elaborada pelos próprios autores, contendo informações sociodemográficas. E para avaliação da flexibilidade utilizou-se o Flexiteste e a Placa de flexibilidade. Resultados: Foi possível observar que no Flexiteste a maioria dos participantes apresentaram “flexibilidade média (-)” (n=25; 55,6%). Em relação a Placa de Flexibilidade, a maioria apresentou boa flexibilidade (n=32; 71,1%). Ao realizar a correlação entre os testes utilizados, foi possível observar que houve correlação entre a placa de flexibilidade e o Flexiteste no lado direito (r=0,3 e p=0,02). E o mesmo foi observado para o lado esquerdo (n=0,2 e p=0,05). Neste sentido, as escalas apresentaram boa aplicabilidade. Conclusão: Conclui-se que a flexibilidade de adultos e idosos vinculados à Atenção Primária à Saúde configura-se majoritariamente como “flexibilidade boa” no teste da Placa de Flexibilidade e como “flexibilidade média” no Flexiteste.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference18 articles.

1. ANDRADE, C. C. et al. Análise da flexibilidade de praticantes de esportes individuais em uma cidade no sul de Minas Gerais. Revista Gestão Universitária, p. 1-11, 2018.

2. ARAÚJO, C. G. S. Avaliação da flexibilidade: valores normativos do flexiteste dos 5 aos 91 anos de idade. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 90, n. 4, p. 280-287, 2008.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e conquistas. Brasília: Ministério da Saúde, 2000. 44p.

5. DANTAS, E. H. M.; SANTOS, C. A. S. Aspectos biopsicossociais do envelhecimento e a prevenção de quedas na terceira idade. Joaçaba: Editora Unoesc, 2017. 330p.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3