Author:
Mota Ana Karolayne da Silva,Bussinguer Pamela Rioli Rios
Abstract
Sífilis é uma doença infecciosa que desafia há séculos a humanidade e vem-se mantendo como problema de saúde pública até os dias atuais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima no mundo mais de 1 milhão de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por dia. Sendo assim, quando se trata da doença entre gestantes, a problemática torna-se maior, tendo em vista que a sífilis na gestação leva a mais de 300 mil mortes fetais e neonatais por ano no mundo, apresentando um adicional de 215 mil crianças em aumento do risco de morte prematura. Com base nisso, esta pesquisa tem como objetivo aborda a assistência de enfermagem prestada as gestantes diagnosticadas com sífilis e o perfil do enfermeiro frente a sífilis em unidade de atenção primária e ações realizadas com abordagem as pacientes. Para tal finalidade, foi utilizado como metodologia, revisão integrativa de literatura, teve como base a seguinte pergunta norteadora: Como se dá a assistência de enfermagem prestada as gestantes diagnosticadas com sífilis? Assim, os principais achados da pesquisa revelaram que a equipe de enfermagem possui papel fundamento na assistência a gestando diagnosticada com sífilis, impactando no bom andamento da gestação, parto e pós parto, atuando, sobretudo, na educação da gestante e companheiro, quando o caso. Portanto, evidenciou-se que a pesquisa destacou a amplitude de suas responsabilidades, que vão desde consultas e procedimentos até a realização de testes de diagnóstico e a promoção de intervenções educativas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference13 articles.
1. AMORIM, Tamiris Scoz et al. Gestão do cuidado de Enfermagem para a qualidade da assistência pré-natal na Atenção Primária à Saúde. Escola Anna Nery, v. 26, p. e20210300
2. , 2022.
3. ARAÚJO, Maria Alix Leite et al. Fatores associados aos desfechos desfavoráveis provocados pela Sífilis na gestação. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 19, p. 411-419, 2019.
4. FLORES, Thaynã Ramos et al. Desigualdades na cobertura da assistência pré-natal no Brasil: um estudo de abrangência nacional. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 593-600, 2021.
5. GOMES, Natália da Silva et al. " Só sei que é uma doença": conhecimento de gestantes sobre sífilis. Rev. bras. promoç. saúde (Impr.), p. 1-10, 2021.