Author:
De Moura Micheline Veras,De Medeiros Elka Antunes Falcão,Walter Karla Cristina,Nobre Thaiza Teixeira Xavier,De Mendonça Ana Elza Oliveira
Abstract
Introdução: No mundo mesmo com o desenvolvimento tecnológico e da ciência avançado o fenômeno do envelhecimento humano vem acontecendo em extensa celeridade, não conseguindo regredir. Avaliasse que o número de idosos em média escala irá dobra, sairão de 11% em 2006, para 22% em 2050. Objetivo: Analisar as causas finais dos óbitos em idosos que foram hospitalizados em um Hospital Universitário referência num estado do nordeste brasileiro. Metodologia: Pesquisa descritiva, retrospectiva e de caráter quantitativo. A análise partiu de Planilha do Google Drive® da CIDHOTT. Resultados: No período analisado (janeiro a abril de 2019) foram registrados 119 óbitos na instituição, sendo que destes 49 (41,1%) em idosos, tendo como principal causa da morte as neoplasias na seguinte ordem doenças infecciosas (sepse e choque séptico), doenças do sistema cardiovascular, sistema renal, sistemas respiratório e por fim neurológico. Os resultados demostram um predomínio das doenças neoplásicas e infecciosas. Ressalta-se que as prevalências das causas dos óbitos por gênero e doenças foram às neoplasias e em mulheres. Discussão: Conclusão: Os óbitos mais frequentes analisados neste estudo em pessoas idosas tiveram como principal causa de óbito as doenças neoplásicas e infecciosas com destaques a sepse e o choque séptico. Com isso, ressalta-se a necessidade de cada vez mais políticas públicas destinadas a essa população, centradas na prevenção e promoção de agravos a saúde, além de incentivo aos hábitos de vida saudável, visando um envelhecimento ativo e garantindo condições para que a população envelheça com saúde e qualidade de vida.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. ANJOS, Leonardo Toyoda dos. Excesso de mortalidade em idosos de Franco da Rocha-SP e a pandemia de covid-19: uma análise das iniquidades em saúde. 2022.
2. ANGUS, D. C. et al Epidemiology of severe sepsis in the United States: analysis of incidence, outcome, and associated costs of care. Crit Care Med. 2001; v. 29, n. 7, p. 1303- 10.
3. BRASIL. DATASUS. Dados de óbitos de idosos no Brasil. Ministério da Saúde: Brasília. Distrito Federal. 2022.
4. CAPELA, Ilva Lana Balieiro et al. PROGNÓSTICO DE MORTALIDADE DE IDOSOS INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA AVALIADO POR MEIO DO ÍNDICE DE APACHE II. Revista CPAQV–Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida| Vol, v. 13, n. 3, p. 2, 2021.
5. COSTA-LIMA, M. F et al. Diagnóstico da Situação de Saúde da População Idosa Brasileira: um Estudo da Mortalidade e das Internações Hospitalares Públicas. Informe Epid SUS 2000; v. 9, n. 1, p. 23-41.