Author:
Furtuoso Maria Scalabriny Santana,Torres Naataly Kelly Nogueira Bastos,Dos Santos Daniel Coutinho
Abstract
Introdução: Envelhecer é um processo natural que implica na adaptação da rotina, alimentação e cuidados a saúde. Outro fato é o surgimento de doenças relacionadas ao processo como as doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, além do enfraquecimento da musculatura e ossos. Logo, é notório que o idoso necessita de cuidados constantes ofertados pela assistência de enfermagem ao idoso. Objetivo: Conhecer sobre como é realizada a assistência de enfermagem ao idoso. Método: Revisão Integrativa de Literatura. Foi realizado por meio de busca em base de dados disponíveis na Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Portal Periódicos Da Capes (CAPES) e Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para a extração das informações utilizou-se do método de análise de conteúdo assim para interpretação através de categorização. Resultados: Foram identificados no total 620 registros, nas plataformas de dados, relacionados com a temática sendo identificados 288 registros na CAPES, 115 registros na SciELO e 217 na LILACS. Discussão: A partir dos achados surgiu as categorias: Assistência de enfermagem no contexto da atenção primária de saúde; Assistência de enfermagem no contexto hospitalar. Dessa forma ressaltando que o enfermeiro deve considerar vulnerabilidades dos idosos. Aliando o conhecimento científico sobre o envelhecimento com a realidade dos pacientes para que se aproxime do atendimento conforme preconizado pelas políticas públicas. Conclusão: Dentro dos resultados, as ações do enfermeiro devem buscar pela promoção à saúde, atendimento holístico, visando cuidados terapêuticos para manutenção da saúde com base na humanização. Por fim, espera-se que novos estudos futuramente ressaltem sobre a importância da temática sobre a área da geriatria e gerontologia.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference25 articles.
1. ALMEIDA, Camila A. P. L. et al. Aspectos Relacionados à Violência Contra o Idoso: Concepção do Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 11, n. 2, p. 404-410, 2019. Disponível em: < https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6350/pdf_1>. Acesso em: 16 set. 2023.
2. ARAÚJO, Rayane Mara Albuquerque de Sá et al. Idoso frágil em domicílio e a assistência prestada por enfermeiros da Atenção Básica. Revista Kairós-Gerontologia, v. 21, n. 3, p. 389-402, 2018. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/44515/29540>. Acesso em: 16 set. 2023.
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/evelhecimento_saude_pessoa_idosa.pdf>Acesso em: 14 mar. 2022.
4. BRASIL. Ministério de Saúde. Portaria nº 2528, de 19 de outubro de 2006. Diário Oficial da União [Internet], 2006. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2023.
5. DAMASCENO, Venina Costa; SOUSA, Fernando Sérgio Pereira de. Cuidado de saúde mental à pessoa idosa: percepção do enfermeiro. Rev. enferm. UFPE on line, p. 2710-2716, 2018. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2023.