Author:
Kovaleski Douglas Francisco,Paim Marina Bastos,Selau Bruna Lima,Bortoli Francieli Regina,Tesser Junior Zeno Carlos
Abstract
Este artigo explora a relevância do conceito de “valor” na avaliação em saúde, considerando as suas múltiplas dimensões, desde as perspectivas filosóficas, de Platão e Aristóteles, até as contribuições mais contemporâneas de Max Scheler e Agnes Heller. O artigo destaca a relevância do valor como elemento central na avaliação em saúde, influenciando substancialmente as decisões políticas e a percepção da qualidade do atendimento. Além disso, explora a evolução da prática avaliativa ao longo das gerações, sublinhando o papel fundamental da participação da sociedade civil na avaliação de políticas públicas. Em síntese, este artigo enfatiza que os valores desempenham um papel primordial na avaliação em saúde e nas políticas públicas correlatas. A compreensão da natureza intrínseca dos valores e sua influência é de importância crítica para aprimorar os sistemas de saúde e promover uma cidadania mais robusta.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural. 1973.
2. ARRETCHE, M.T.S; BRANT, M.C. Tendências no estudo sobre avaliação. In: RICO, Elizabeth Melo (Org.). Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez, IEE, 2006.
3. BARON, G. & MONNIER, E. Une approche pluraliste et participative: coproduire l’évaluation avec la société civile. Informations Sociales, n.110:1-7,2003.
4. BUNGE, M. Treatise on Basic Philosophy. Vol.8: The Good and the Right. Dordrecht: D. Reidl, 1989.
5. CONTANDRIOPOULOS, A. P. Avaliando a Institucionalização da Avaliação. Ciência & Saúde Coletiva, vol.11(3):705-712,2006.