Author:
Luz Victor Costa,Alves Micael Franco
Abstract
O objetivo do presente artigo é apontar os benefícios de D&I dentro das empresas e elencar a sua importância para o desenvolvimento empresarial. Como metodologia, trata-se de uma revisão de literatura narrativa. Ao longo do desenvolvimento fica claro que valorizar a diversidade nas empresas estimula os colaboradores a prestarem maior atenção aos direitos comuns de todos, quando o tema é amplamente debatido nas organizações, as lideranças tendem a dialogar e propor ações para possibilitar a inclusão dentro de suas empresas. Conclui-se, então, que realizar uma boa gestão de D&I nas empresas pode ser um potente diferencial competitivo, mas, em alguns casos, elas adotam a política de D&I apenas como uma obrigação legal. Devemos avançar com pesquisas e incentivos nesta área, este pode ser o diferencial para dar mais visibilidade e oportunidades às minorias.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference14 articles.
1. AURÉLIO, Natália Fernandes et al. Relações entre Diversidade e Inovação: um estudo de caso. 2021. Trabalho Conclusão do Curso de Graduação em Administração do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina, 2021.
2. LUZ, Victor Costa; ALVES, Micael Franco; DE SOUZA SANTOS, Josiane. Relato de experiência: oficina sobre políticas e práticas de gestão de pessoas voltadas para as mulheres no Estado do Espírito Santo. Violência e Gênero, Editora Científica, V. 10, p. 140-151. Disponível em:. Acesso em 09 de dezembro de 2022.
3. NÓBREGA, Bruno Andrade; SANTOS, Jair Nascimento; DE JESUS, Gláucia Alves. Um estudo da relação entre diversidade, criatividade e competitividade em organizações brasileiras. Revista de Ciências da Administração, v. 16, n. 39, p. 194-209, 2014. Disponível em: . Acesso em 09 de dezembro de 2022.
4. QUARTUCCI, Gabriela Mesquita. O Impulso" ESG" e a Diversidade e a Inclusão nas Empresas mais Sustentáveis da Bolsa de Valores Brasileira. 2022. Dissertação de Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente, Universidade do Porto, 2022.
5. ROCHA, Carolina Gehl. A demonstração de práticas de diversidade (cultural, racial e de gênero) quando bem-sucedidas e os resultados das organizações. 2022. Tese de Doutorado da Fundação Getúlio Varga, São Paulo, 2022.