Author:
De Araújo Wilson Alves,Pires Mônica de Moura
Abstract
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a sustentabilidade ambiental do turismo na Bahia, sob a ótica do desenvolvimento local. Partindo-se dos intensos debates acerca das relações entre desenvolvimento e meio ambiente, esta pesquisa propõe uma abordagem interdisciplinar baseada na problemática ambiental, especificamente a respeito das externalidades derivadas da atividade econômica exercida pelo homem sobre o meio natural, em especial da atividade turística. Este estudo centra-se na discussão dos aglomerados produtivos, como fator de desenvolvimento de uma localidade. Em termos metodológicos, faz-se uso da pesquisa descritiva e metodológica, a partir da análise bibliográfica e da realização de pesquisa de campo, com vistas a identificar, aplicar e avaliar estes instrumentos na localidade de Porto Seguro, Bahia. Para tanto, a pesquisa privilegia dois recortes metodológicos: um recorte quantitativo, denominado Quociente Locacional e, um recorte analítico, utilizado para a caracterização de aglomerações produtivas em regiões de baixo e médio desenvolvimento, denominado Arranjo Produtivo Local (APL). Diante das análises realizadas, concluiu-se que a localidade estudada pode ser identificada como APL de turismo em fase de consolidação. Na dimensão ambiental constatou-se a necessidade de implementação de ações, públicas e privadas, que direcionem e potencializem medidas que elevem a atividade turística de forma sustentável. Espera-se como resultado deste trabalho: (i) melhorar a compreensão nos aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento sustentável; (ii) contribuir para a análise das políticas de desenvolvimento regional, particularmente, na localidade pesquisada; e, (iii) subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento sustentável do turismo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference39 articles.
1. ALBAGLI, S.; BRITO, J. Glossário de arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais. Rede de pesquisa em sistemas produtivos e inovativos locais. Rio de Janeiro: Redesist, 2003.
2. ALBERTI, F. G.; GIUSTI, J. D. Cultural heritage, tourism and regional competitiveness: The Motor Valley cluster. City, Culture and Society, v. 3, p. 261-273, 2012.
3. ARANTES, A. A. Museu aberto do descobrimento: guia cultural. Campinas: Andrade & Arantes, 2001.
4. ARSEZEN-OTAMIS, P.; YUZBASIOGLU, N. Analysis of antalya tourism cluster perceived performance with structural equation model. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 99, p. 682-690, 2013.
5. BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac, 2002.