CARACTERÍSTICAS DO ESPERMOGRAMA DE PACIENTES COM SUSPEITA DE INFERTILIDADE
-
Published:2023-01-17
Issue:1
Volume:16
Page:e727
-
ISSN:1981-223X
-
Container-title:REVISTA FOCO
-
language:
-
Short-container-title:Rev. Foco
Author:
Belfort Marcia Guelma Santos,Silva Cianny Ximenes Rodrigues,Pereira Sara Sthéphanny Silva,Sallet Lunalva Aurelio Pedroso,De Sousa Marcos Jean Araújo,Alcantra e Silva Síria,de Azevedo Suellen Alves,Lucena Vanderlene Brasil
Abstract
A infertilidade é definida como a inabilidade de um casal sexualmente ativo, sem a utilização de métodos contraceptivos, de estabelecer gravidez dentro de um ano. As causas mais comuns, em relação ao homem, são a varicocele, infecções, cirurgias, doenças genéticas, traumas e uso de substâncias tóxicas. Um dos exames laboratoriais mais usados para a investigação da infertilidade masculina é o espermograma. Entretanto, não deve ser usado como único critério para o diagnóstico, já que valores normais não garantem a fertilidade, assim como valores alterados não significam, necessariamente, a impossibilidade de gravidez. O objetivo principal do trabalho foi investigar de forma quantitativa e descritiva as principais alterações do espermograma em um laboratório particular do município de Imperatriz-MA, onde foram analisados dados como idade do paciente, dias de abstinência, volume, aspecto, viscosidade, liquefação e pH, e dados sobre concentração espermática, motilidade e morfologia dos resultados de cada exame. A análise dos exames mostrou que a grande maioria dos espermogramas tem alterações, principalmente nas análises microscópicas (concentração espermática 54,84%, motilidade 75,81% e morfologia, 72,58%). Outro fator estudado mostrou que a idade pois podem estar relacionados com a fertilidade e hábitos importantes na vida desses indivíduos pode influenciar em diversos parâmetros do espermograma. Estudos que abordem a relação dos hábitos de vida, métodos de análises para exame e a infertilidade masculina precisam ser estimulados para esclarecimentos mais concretos sobre a ação na morfologia dos espermatozóides.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. AMINI, L, et al. The relationship between health life style and spermogram Indicators among infertile men: preliminary data. BMC research notes, v. 13, n. 1, p. 1-5, 2020. 2. ANDRADE-ROCHA, F, T. O Exame do Sêmen na Infertilidade Masculina: V- Exame Microbiológico. Revista Brasileira Análises Clínicas. v. 40, n. 1, p. 49-56, 2008. 3. BARROS, B, M; DOS SANTOS, T, S; DE CARVALHO, C. INFERTILIDADE MASCULINA DE ORIGEM GENÉTICA: UMA REVISÃO SITEMÁTICA. Revista Ciência e Saúde On-line, v. 5, n. 2, 2020. 4. CAVALCANTE, M, B., et al. Interferência da idade sobre a qualidade seminal. Rev Bras Ginecol Obstet. v. 30, n. 11, p. 561-5, 2008. 5. DIB, M, A, et al. Avaliação da qualidade do sêmen e do estado geral de saúde de frentistas de postos de gasolina da cidade de Goiânia. Revista EVS-Revista de Ciências Ambientais e Saúde, v. 34, n. 6, p. 957-977, 2007.
|
|