Author:
De Freitas Lessandro Antonio,Palma Thiago,Teixeira Felipe da Silveira
Abstract
O esporte quando praticado por pessoas com deficiência auxilia na redução dos estereótipos que qualificam esse grupo como incapaz e sem autonomia, de modo que devem ser assistidos a todo o momento. Assim, é possível fortalecer a discussão e compreensão sobre a necessidade de valorizar as diferenças individuais. O objetivo deste trabalho foi analisar como que um projeto social de basquete desenvolvido no estado de Minas Gerais (MG) melhorou a qualidade de vida de um aluno com o transtorno do espectro autista (TEA), discutindo como as intervenções realizadas pelo projeto afetaram o cotidiano do mesmo. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário, a primeira parte foi destinada à caracterização do respondente, já a segunda parte totalizou cinco questões e tratou diretamente do tema pesquisado. Conclusão: o projeto de basquete impactou no desenvolvimento motor, onde o aluno apresentou uma melhora quantitativa no deslocamento (corrida), além disso, demonstrou desenvolvimento das capacidades cognitivas (atenção), e consequentemente melhorou a comunicação verbal.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. BARBOSA,Lucas.; GALINA, Isadora. NUNES, Camila da Cunha.Percepção dos responsáveis por crianças com autismo sobre a importância das aulas de educação física escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, v.20, p.2-7, 2022.
2. BRASIL, Decreto Nº 3.956,de outubro de 2011. Promulga a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência .Brasília, 8 de outubro de 2000.
3. CARDOSO, Vinícius Denardin. A reabilitação de pessoas com deficiência através do desporto adaptado. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 33, n. 2, p. 529-539, abr./jun. 2011
4. CARVALHO, Anderson dos Santos.; PASSOS, Ricardo Pablo.; PEREIRA, Adriano de Almeida.; CARVALHO, Alexandre Freitas de.; MARTELLI, Anderson.; LIMA, Bráulio Nascimento.; MARTINS, Gustavo Celestino.; OLIVEIRA, Heleise Faria dos. Reis.; OLIVEIRA, José Ricardo Lourenço de.; ALMEIDA, Klebson da Silva.;SILIO, Luis Felipe.; RODRIGUES, Marcelo Francisco.; MANESCHY, Mariela Santana.; GUEDES, Uebister Igor dos Santos.; CAVACO, Paulo Manuel Barreiro.; ABDALLA,; Pedro Pugliesi.; JUNIOR, Guanis de Barros Vilela.Benefícios da atividade física para os autistas. Revista CPAQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v.14, n.1, p.1-10,2022.
5. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (Brasil). Resolução no 196, de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos [Internet]. Brasília, 1996.