Author:
Freitas Isadora Santos,Ducatti Luis Fernando,Maestri Marcos
Abstract
O presente projeto de pesquisa apresenta a temática do bullying escolar. Partindo do bullying como um meio de violência escolar, sabe-se muito como os impactos físicos e psicológicos causam traumas em indivíduos que passaram por meio destas experiências. Diante disto, a análise fílmica embate em como essas violências trazem prejuízos para vida social e psíquica do sujeito, tanto quanto vítima e como agressor. OBJETIVO: se teve por objetivo compreender, a partir de uma análise fílmica do filme animado japonês A voz do silêncio: Koe no Katachi, as relações entre agredido e agressor sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. MÉTODO: A metodologia utilizada para a elaboração desta pesquisa, foi a exploração e levantamento bibliográfico feito a partir de pesquisas nas bases de dados da SCIELO - Scientific Electronic Library Online; Google Acadêmico e Livros (digitais e físicos). Entretanto, nos acervos digitais foram buscados descritores como: Bullying, Violência Escolar; Vítima e Agressor; Agressão moral/física escolar; inclusão e exclusão escolar; deficiência auditiva. Durante este processo, resultaram-se, no total, 18 fontes bibliográficas encontradas e, após o levantamento destas referências bibliográficas, foram elaborados fichamentos digitais, no qual foram utilizados para compor o corpo do texto científico tanto nos resultados quanto nas discussões, dialogando com a análise fílmica em cenas fragmentadas. Assim como na introdução do projeto de pesquisa, o texto foi redigido por tópicos: Sinopse do Filme a Voz do Silêncio; Caracterização da Deficiência auditiva; Bullying: Vítima, Agressor e seus impactos; Inclusão do deficiente na escola e Psicologia Histórico-Cultural. RESULTADOS: Os dados analisados a partir da perspectiva do filme, revelaram que a prática do bullying ainda é muito notória, principalmente, no ambiente escolar, não somente relativas à relação vítima e agressor, mas também, ao eixo de influência no restante da vida, em que esta vítima ou agressor acabam construindo, socialmente, um significado com relação ao outro (ao indivíduo) a partir de suas vivências. CONCLUSÃO: A temática abordada é de extrema relevância no ambiente escolar, uma vez que a partir de um filme de animação, se é possível refletir sobre as necessidades de práticas educativas para enfrentamento dessa problemática, potencializando a prevenção como mais um meio de promover o bem-estar social.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference19 articles.
1. ANJOS, R. E.; DUARTE, N. A adolescência inicial: comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. In: MARTINS, L.M; ABRANTES,
2. A.A; FACCI, M. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. 1. ed. Campinas: Autores Associados. p.195-219, 2017, Cap. 9.
3. DUARTE, N. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: A dialética Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação e Sociedade. [s.v.], n.71, p.79-115, 2000.
4. GADELHA, H.S; FILHO, H.M.C.; ALMEIDA, R.S.; MACIEL, J.C.F.; MEDEIROS, R.F.; SANTOS, S.A.; MAIA, A.G.; MARQUES, A.T. Lei brasileira da inclusão da pessoa com deficiência: modificações no código civil e conquistas sociais. Research, Society and Development, v.11, n.2, p.1-11, jan. 2022.
5. GATTO, C. I.; TOCHETTO, T. M. Deficiência auditiva infantil: Implicações e soluções. Revista CEFAC, São Paulo, v. 9, n.1, p.110-15, jan-mar. 2007.