Author:
Silva Júlia Maria do Nascimento,Ferreira Emanuel Luiz,Casagrande Taiane Ermita,Da Silva Thays Fernanda,Dos Santos Helamã Gabriel,Nogueira Arnaldo Félix da Silva Júnior,Brito Larissa Valeska Maria da Silva,De Farias Juliana Martins
Abstract
As substâncias presentes nos medicamentos, representam riscos à saúde quando em contato com o meio ambiente de forma indiscriminada, um dos principais fatores é através do descarte incorreto de medicamentos e resíduos de saúde. Ao passo que a utilização de medicamentos cresce entre a população, aumenta-se também os riscos ambientais inerentes ao seu descarte inadequado, entre eles o surgimento de genes de resistência bacteriana que representam uma preocupação de saúde pública em nivel global. Atualmente, a resistência aos antimicrobianos é responsável pela morte de pelo menos 700.000 pessoas por ano em todo o mundo, a OMS prevê que esse número pode chegar a 10 milhões em 2050, essa problemática pode ocorrer também através da transferência de genes de resistência através da água e solo. Diante a necessidade de aprofundamento no tema, foi realizado um levantamento bibliográfico, Foram selecionados 21 artigos compreendidos entre os anos de 2019 a 2022, redigidos nas línguas inglesa e portuguesa. Os dados avaliados foram a importância da gestão ambiental, bem como riscos do descarte inadequado de medicamentos para a saúde pública.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. ALENCAR, Paula Montenegro Gonçalves et al. Percepção dos profissionais de saúde quanto a gestão dos resíduos de serviço de saúde. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 11, n. 1, p. 201-210, 2020.
2. ALMEIDA, Amanda Andrade. Descarte inadequado de medicamentos vencidos: efeitos nocivos para a saúde e para a população. Revista Saúde e Meio Ambiente, v. 9, n. 2, 2019.
3. AGUIAR, Laís Alencar et al. Métodos para análise e gestão ambiental: avaliação ecodinâmica. Naturae, v. 4, n. 1, p. 16-22, 2022.
4. CHAGAS, Chayanne Souza. Revisão de escopo sobre a importância de estratégias educativas para a conscientização do descarte correto de medicamentos. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)-Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
5. FAIOLLA, Fabiana de Paula et al. Atividades educativas sobre armazenamento e descarte correto de medicamentos: relato de experiência com público infantil. Saúde em Debate, v. 43, p. 276-286, 2019.