Author:
De Oliveira Marcus Solon Sá
Abstract
A família e a escola são dois contextos de formação de valores e desenvolvimento humano essenciais para a vida dos indivíduos. A falta de diálogo e de uma relação de qualidade entre essas duas instituições pode gerar rupturas e conflitos prejudiciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional do filho-educando. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, cujo problema da pesquisa é: o que existe de pesquisas publicadas sobre a formação de valores como desenvolvimento humano na relação família e escola? Objetivos: Geral: Conhecer, mediante uma revisão sistemática de literatura, resultados de pesquisas sobre a formação de valores como desenvolvimento humano na relação família e escola. Específicos: Avaliar como ocorre a formação de valores para o desenvolvimento humano do educando através da relação família e escola; Identificar se existe conflito na relação família e escola na formação de valores; Discernir quais desafios e oportunidades ocorrem, a partir da relação família-escola, na formação de valores para o desenvolvimento humano. A metodologia usada foi dividida em 8 (oito) etapas: delimitação da questão a ser pesquisada; escolha das fontes de dados, eleição das palavras-chave; busca e armazenamento dos resultados; seleção de artigos pelo resumo, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; extração dos dados dos artigos selecionados; avaliação dos artigos pelo Checklist (CASP) e síntese e interpretação dos dados (Koller; Couto; Hohendorff, 2014). A pesquisa é qualitativa de cunho descritivo. Os resultados revelam que: A qualidade da relação família-escola, é imprescindível para a formação dos valores e do desenvolvimento do filho-aluno. A relação família-escola, por um lado, apresenta-se conflituosa, ambivalente, assimétrica e envolvida de contradições. Por outro, busca cooperação, parceria e complementaridade de ações. Os desafios da relação família-escola são: ampliar o diálogo acolhedor, empático, assertivo e inclusivo entre as partes; construir uma formação onde pais e docentes sejam habilitados na formação de valores e no desenvolvimento humano; construção de novos hábitos e comportamentos saudáveis individuais e coletivos (filhos-alunos); contribuir para a aprendizagem dos filhos-alunos; Deve partir da escola a iniciativa para a construção de uma relação de parceria com a família voltada para a formação de valores e desenvolvimento humano. Quando ocorre a falta de equilíbrio na relação família-escola todos perdem, mas, o maior perdedor é o processo ensino e aprendizagem em valores para o desenvolvimento humano, no qual o filho-aluno é o principal prejudicado.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference22 articles.
1. Bragagnolo, Felipe. Nodari. Paulo César. Uma ideia de educação segundo Kant: uma possível contribuição para o século XXI, ano 11, n. 199, São Leopoldo: Instituto Humanitas Unisinos. 2013.
2. Da Costa, Maria Aparecida Alves; Da Silva, Francisco Mário Carneiro; Da Silva Souza, Davison. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2019.
3. Dessen, Maria Auxiliadora et al. A ciência do desenvolvimento humano. Tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005.
4. Dessen, Maria Auxiliadora; Polonia, Ana da Costa. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Data: 10.11.2022.
5. GÓMEZ DEL CASTILLO SEGURADO, María Teresa. Familia y educación en valores. Aula de Innovación Educativa, 93-94, 45-47, 2000.