CULTURA ESCOLAR: SILENCIAMENTOS E INTENCIONALIDADES

Author:

Braz Julia Cristina de Almeida,De Freitas Amanda Paiva,Machado José Henrique Rodrigues,Vicente Heitor Abadio,Amorim Marcelo Vinícius Costa,da Silva Dayeli Francisca Ferreira,Fernandes Ilka Mendes,Rocha Jerline da Silva

Abstract

O objetivo do artigo é refletir sobre silenciamentos e intencionalidades nas narrativas sobre a cultura escolar. Pela pesquisa bibliográfica se pretende relevar a intersecção entre cultura escolar, enquanto categoria de análise e a produção historiográfica como análise narrativa, modo de pensar a escola e o cotidiano escolar. Fundamentam esta reflexão os teóricos Dominique Julia, Forquin, Viñao Frago e os apontamentos de Michel de Certeau. Por esta interseção foi possível depreender a advertência comum aos autores quanto aos sentidos evocados pela prática, do educador, do historiador-pesquisador, ou seja, de que estão mediados pelas demais culturas, contextos. Nas palavras de Dominique Julia (2001, p. 10), “esta cultura escolar não pode ser estudada sem a análise precisa das relações conflituosas ou pacíficas que ela mantém, a cada período de sua história, com o conjunto das culturas que lhe são contemporâneas: cultura religiosa, cultura política ou cultura popular”. Desse modo, depreende-se que as escolhas da narrativa, a interpretação dos dados obtidos pelas fontes e o silêncio que as perpassa evidenciam as intencionalidades. Portanto, circunstanciar o não-dito na interpretação ou articulação dos dados ao tomar a cultura escolar enquanto categoria de pesquisa compõe uma investigação atenta e crítica que, se amplia às práticas escolares.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference15 articles.

1. CARVALHO, M. M. C. A configuração da historiografia educacional brasileira. In: FREITAS, M. C. (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. p. 329-354.

2. CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

3. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

4. DICKEL, Adriana; DEMENECH, Flaviana. A cultura escolar e a produção da cultura da escola com a entrada/permanência do “novo” na escola: um ensaio sobre os seus efeitos. Revista Espaço Pedagógico, v. 23, n. 1, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6337.

5. FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira, Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, jan.-abr. 2004.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3