FISIOTERAPIA SOBRE ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NAS DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININAS

Author:

Lopes Steffanne Layara Sousa,Ferneda Kethlen Brito,Da Silva Karla Camila Correia

Abstract

A disfunção sexual tem alta prevalência entre as mulheres. Constitui um problema que afeta a qualidade de vida e a saúde física e mental, não somente dos indivíduos que sofrem da disfunção, mas também de seus parceiros, justificando o tratamento e o estudo dessa disfunção com a sua devida importância pelos serviços de saúde. A fisioterapia é um avanço relativamente recente no tratamento dessas mulheres, e seu papel exato é pouco conhecido pela população e pelos profissionais de saúde. O presente estudo constitui um levantamento bibliográfico sobre o papel da fisioterapia no tratamento da disfunção sexual feminina. O tipo de pesquisa a ser realizada é uma revisão sistematica, realizada nas bases de dados eletrônicas National Library of Medicine (MedLine), Scientific Electronic Library Online (SciElo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), por artigos publicados entre 2004 e 2021. As palavras-chave utilizadas para a pesquisa dos artigos foram: “Fisioterapia”, “Disfunção Sexual Feminina”, “Tratamento”, e suas traduções para o inglês, “Physiotherapy”, “Female Sexual Dysfunction”, “Treatment”. A pesquisa foi limitada aos idiomas português e inglês, e aos estudos realizados com seres humanos. Foram encontrados no PubMed 130 artigos. A fisioterapia uroginecológica atua no tratamento das disfunções sexuais femininas, promovendo o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (MAP) e melhorando o quadro de incontinência urinária por esforço. Para a Sociedade Internacional de Continência a fisioterapia uroginecológica é vista como a primeira opção para o tratamento, devido ao baixo custo e efetividade na melhora da perda de urina. Por meio de recursos terapêuticos, tal como o biofeedback. Os exercícios de Kegel, elaborado por Arnold Kegel (1951), são utilizados para ganhar controle sobre os músculos do assoalho pélvico, consiste em exercícios voluntários de contração e relaxamento da musculatura.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference55 articles.

1. ALMEIDA, et al. Disfunções de assoalho pélvico em atletas. Revista feminina, agosto 2011.

2. ALMEIDA, A.L.R.; MARSAL, A.S. A influência da fisioterapia aplicada no tratamento da incontinência urinária de esforço em mulheres: estudo da eficácia da cinesioterapia. Visão Universitária, n.1, v. 3, p. 109-128, 2015.

3. ALMEIDA, L.M. Avaliação da qualidade de vida de mulheres com incontinência urinária antes e após um protocolo de cinesioterapia para o assoalho pélvico. Trabalho de Conclusão de Curso. UFRN, Natal, 2017.

4. AMARAL, Priscila Pereira; SANTOS, Máira Daniéla. Intervenção da fisioterapia uroginecológica no tratamento coadjuvante do vaginismo. Revista Visão Universitária, v. 2, n. 1, 2017.

5. ANTONIOLI, Reny de Souza; SIMÕES, Danyelle. Abordagem Fisioterapêutica nas Disfunções Sexuais Femininas. Revista Neurociências. Teresópolis-RJ, v. 18, n. 2, p. 267- 274, ago. 2009.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3