Author:
Massad Jackeline Corrêa França de Arruda Bodnar,Leite Eriadny Laiana Nogueira,Gonçalves Jessica Tuane da Silva Arruda Ramos
Abstract
Introdução: O envelhecimento em si não está relacionado apenas com a prevalência de doenças crônicas, mas também com a síndrome da fragilidade, e merece muito cuidado pois sua presença está relacionada com redução da expectativa de vida saudável, prejuízo na autonomia e independência funcional do idoso, consequentemente deterioração da qualidade de vida. Objetivo: Avaliar o nível de dependência funcional dos idosos da comunidade com base nas atividades instrumentais da vida diária (AIVD), segundo variáveis demográficas e socioeconômicas. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, com delineamento transversal, analítico, ambos os sexos e faixa etária entre 60 a 90 anos. Para avaliação da capacidade funcional por meio das atividades instrumentais de vida diária foi utilizada a escala de Lawton e Brody. Resultados: Participaram do estudo 56 idosos, predominantemente do sexo feminino (82,1%), com média de idade de 69,84 anos e desvio padrão de 6,2 anos, viúvos (48,2%), com 3 filhos ou mais (94,6%), com ≤ 8 anos de estudo (83,9%) e que vivia com até um salário mínimo (53,6%). A grande maioria dos idosos encontrara-se independentes segundo a escala de AIVD, com achados de dependência de 32,1%. A dependência foi mais prevalente entre as mulheres (39,1%) que possuíam alguma doença (37,5%). Conclusão: A maioria dos idosos são independentes para realização de atividades instrumentais de vida diária, e a dependência esteve associada à presença de doenças e ser do sexo feminino.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference25 articles.
1. Almeida, S.K.D.; Silva, C.O.F. A função muscular e a composição corporal na qualidade de vida do idoso: efeitos de um programa de 8 semanas de treinamento combinado. Rev. Bras. de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo. v.10. n.60. p.504- 510. Jul./Ago 2016.
2. Amorim, P.N.D.; Silveira, L.M.C.; Alves, P.V.; Faleiros, P.V.; Vilaça, C.H.K. Associação da religiosidade com a capacidade funcional em idosos: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. Rio de Janeiro, v.20 n.5 p.727-735 2017.
3. Antunez, F.S.; Lima, P.N.; Bierhals, O.I.; Gomes, P.A.; Vieira, S.L.; Tomas, E. Incapacidade funcional para atividades básicas e instrumentais da vida diária: um estudo de base populacional com idosos de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2014. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, v.27 n.2, 2018.
4. Araujo, G.K.; Souto, R.Q.; Alves, F.A.; Sousa, R.C.; Ceballos, A.G.; Santos, R.C. Capacidade funcional e fatores associados em idosos residentes em comunidade. Acta Paul Enferm. v.32, n.3 p.312-8, 2019.
5. Barbosa, F.T.K.; Costa, M.F.N.K.; Pontes, F..LM.; Batista, S.S.P.; Oliveira, L.R.M.F.; Fernandes, M.G.M. Envelhecimento e vulnerabilidade individual: um panorama dos idosos vinculados à estratégia saúde da família. Texto Contexto Enferm. v.26 n.2, 2017.