Author:
Barbosa Vanessa Baliego de Andrade,Nonato Ana Carolina,Barbosa Pedro Marco Karan,Pio Danielle Abdel Massih,Bocchi Silvia Cristina Mangini
Abstract
Objetivo: Compreender a experiência de enfermeiros no processo de implantação de Educação Permanente em uma Unidade Materno Infantil hospitalar de um complexo assistencial localizado em uma cidade do interior de São Paulo e elaborar um modelo teórico que a represente. Método: pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e delineada pela Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), método de análise de dados que consiste na descoberta e no desenvolvimento de uma teoria a partir das informações obtidas e analisadas sistemática e comparativamente. Foram entrevistados 11 enfermeiros que atuam no referido hospital e que participam das atividades de Educação Permanente no cenário. Resultados: a partir da análise dos dados, emergiram dois subprocessos que deram origem à categoria central: “relação de confiança com o gestor como componente interveniente para o enfermeiro assumir o papel de agente transformador de sua práxis. Esta relação de confiança é construída a partir de atitudes de cooperação, de apoio, de compreensão e, principalmente, de proximidade com seus liderados, oportunizando a estes profissionais pensar criticamente sobre seu processo de trabalho. Considerações finais: Esta pesquisa possibilitou vivenciar a aplicabilidade de uma política pública, que discute a viabilidade de propagar a capacidade pedagógica para todos os trabalhadores do Sistema Único de Saúde, ainda que com limitações em integrar a formação, gestão, atenção e participação. No entanto, é visível a possibilidade em colocar o trabalho em saúde em evidência, que requer trabalhadores que aprendam a aprender, que se desenvolva práticas cuidadoras, favorecendo o controle social, e principalmente o compromisso de gestão com a integralidade.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference32 articles.
1. ASSONI, M. A. da S.; LOURENÇO, A. O. O. S.; SILVA, E. R.; MAIA, I. A. O papel do enfermeiro gestor em pediatria: revisão integrativa da literatura. Nursing (Säo Paulo), v. 24, n. 280, p. 6134–6140, 2021. Disponível em: .
2. BARBOSA, V. B. A. A experiência do enfermeiro com educação permanente no Hospital das Clinicas Unidade Materno Infantil de Marília. 2013. Universidade Estadual Paulista, 2013. Disponível em: .
3. BUENO, J. V. C.; PIO, D. A. M.; NONATO, A. C.; CHIRELLI, M. Q. Educação Permanente em Saúde em Prevenção e Controle das Infecções em Unidade de Emergência. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 95, n. 36, p. e-021175, 29 nov. 2021. Disponível em: . Acesso em: 2 dez. 2021.
4. CAMPOS, G. W. S. Um método para análise e cogestão de coletivos: A constituição do sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em instituições. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2015. 240 p.
5. CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 14, n. 1, p. 41–65, jun. 2004. Disponível em: .