AMEAÇA À DEMOCRACIA PARTICIPATIVA BRASILEIRA: TENTATIVA DE DESMONTE DO CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CONANDA

Author:

Rocha Alexandre Almeida,Hamerschmidt Pâmela

Abstract

A paulatina deterioração de regimes democráticos chama cada vez mais atenção, sobretudo quanto às formas autoritárias de ameaça à democracia, não mais resumidas a golpes militares e à tomada de poder por meio da força. Nesta toada, buscou-se analisar se as investidas do Governo Federal com a edição dos Decretos n.º 9.759/2019 e 10.003/2019, destinados ao desmonte de espaços participativos, em especial do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Conanda, caracterizaram-se como práticas antidemocráticas e afrontaram o projeto constituinte instaurado em 1988 com a atual Constituição da República. Ainda, visou-se averiguar se as medidas legislativas e judiciais adotadas impediram o esvaziamento deste colegiado e a mitigação da participação direta da sociedade civil organizada nas deliberações sobre políticas públicas infantojuvenis e no controle das ações governamentais. Para tanto, valeu-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa baseada em legislações brasileiras, doutrina, mormente nas concepções contra-hegemônicas de democracia de Boaventura de Sousa Santos e Leonardo Avritzer, decisões do Supremo Tribunal Federal e dados estatísticos. Concluiu-se que, a pretexto de regulamentar o Conanda, o Governo, autoritariamente, pretendeu desmantelá-lo, tornando-o mero legitimador de suas ações. Essa atitude, que resultou no enfraquecimento da democracia participativa, caracterizou-se como constitucionalismo abusivo. Apesar disso, as atuações de entidades não governamentais, do Ministério Público e de membros dos Poderes Legislativo e Judiciário foram efetivas para sustar a maioria das pretensões presidenciais, em razão da ofensa a preceitos fundamentais como igualdade, democracia, proteção integral de crianças e adolescentes e vedação ao retrocesso social.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference25 articles.

1. ALVES, Mário Aquino. O conceito de sociedade civil: em busca de uma repolitização. Revista Organização & Sociedade. Bahia, v. 11, p. 141-154, 2004. Edição especial.

2. ARAGÃO, Suéllyn Mattos de; PACK, Ewerson Willi de Lima; MAGGIO, Marcelo Paulo. Covid-19 como impulsionadora do constitucionalismo abusivo. Revista de Direito Público. Brasília, v. 17, n. 94, p. 50-74, jul./ago. 2020.

3. ASSIS, Simone Gonçalves et al. (org.). Teoria e prática dos conselhos tutelares e conselhos dos direitos da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.

4. BALESTERO, Gabriela Soares. O orçamento participativo e o papel do Estado. Revista da Seção Judiciário do Rio de Janeiro (SJRJ). Rio de Janeiro, v. 17, n. 28, p. 81-96, 2010.

5. BARBOZA, Estefânia Maria Queiroz; ROBI FILHO, Ilton Norberto. Constitucionalismo abusivo: fundamentos teóricos e análise da sua utilização no Brasil contemporâneo. Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça. Belo Horizonte, v. 12, n. 38, p. 79-97, jul./dez. 2018.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3