Author:
Raymundi Andressa Cardoso,Menezes Bárbara Fernandes,Veloso Claudia Liliane Mendes,Vieira Julissandra Oliveira Cândido,Sousa Leticia Ferreira,Rodrigues Maria Eduarda Leal,De Castro Thaiz Alves Lopes Guimarães,Silva Thays Borges
Abstract
O prolapso é a protusão da glândula da terceira pálpebra, no qual, fica exposta e sai de sua posição normal, provavelmente é causado por lassidão dos anexos, trauma ou adenite primária ou secundária. Se manifesta com maior frequência em animais jovens e possui raças mais predispostas para o seu surgimento como Bulldog inglês, Cocker, Basset hound, Beagle, Pequinês e Boston. Os sinais clínicos são o aparecimento de uma massa rosada-avermelhada com aumento de volume localizada no canto nasomedial do olho, secreção mucoide ou serosa e conjuntivite. O diagnóstico é realizado baseado na anamnese, exame físico e histórico do paciente. O tratamento é baseado em realizar o teste com fluoresceína, para identificação de úlcera de córnea, não identificado úlcera de córnea é realizado manejo pré-cirúrgico profilático com colírios a base de antibióticos e/ou anti-inflamatórios, com posterior reposicionamento da glândula da terceira pálpebra. O prognóstico é bom de acordo com a técnica escolhida para cada caso e com o bom manejo durante o pós-operatório do paciente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. ANDRADE S. F. et al. Terapêutica tópica e sistêmica: Pele, ouvido e olho. In: ANDRADE S. F. Manual de terapêutica veterinária, 3ª ed. São Paulo: Roca, 2008. Pag. 179-180.
2. BRANDÃO C. V.A. et al. Prolapso de glândula de terceira pálpebra em cães: avaliação cito e histopatologia. Archives of Veterinary Science, vol. 12, núm. 3, 2007. Pag. 21-25.
3. CAPLAN E. R et al. Cirurgia do olho. In: FOSSUM T. W., Cirurgia de pequenos animais, 4. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. Pag. 315-318.
4. CUNHA, O. Manual de Oftalmologia Veterinária. Universidade Federal do Paraná: Campus Palotina, 2008. Pág. 88.
5. FILHO, L.C. Oftalmologia Veterinária: Clínica e Cirurgia. São Paulo: Roca. 2004. Pag. 201.