QUALIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE MORTALIDADE INFANTIL EM NÍVEL REGIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Author:

Ribeiro Amanda Gomes,Bragio Jaqueline,Callegari Patrícia Marin,Azeredo Cristiane Lovati Dal'Col

Abstract

A mortalidade infantil é um indicador de qualidade dos sistemas de saúde, bem como do desenvolvimento econômico e social de uma população. O Espírito Santo possui diferenças regionais marcantes em relação ao desenvolvimento socioeconômico e a distribuição dos recursos assistenciais em saúde. Esse fato aponta para a necessidade de aprofundar, em cada região de saúde, a análise da distribuição dos óbitos infantis, bem como seus fatores determinantes e condicionantes. O presente trabalho tem como objetivo sistematizar a experiência da Vigilância do Óbito em uma regional de saúde, com foco nas estratégias de produção de informações e análises sobre mortalidade infantil em nível regional. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com enfoque no processo de trabalho de vigilância e produção de informações em saúde enquanto instrumentos de prevenção de óbitos infantis evitáveis. Baseou-se na vivência de parte da equipe técnica responsável pela Vigilância do Óbito da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim entre os anos de 2020 e 2021. No período de análise, foi delimitado o perfil epidemiológico dos óbitos infantis da região e implantadas ações sistemáticas de acompanhamento dos eventos e seu status de investigação, que resultaram em duas investigações em conjunto com municípios da região e capacitações sobre investigação de óbitos, com levantamento dos principais desafios da prática nos municípios. As ações implementadas apontam para o avanço no delineamento de um perfil regional, bem como a identificação dos principais obstáculos a serem vencidos na prevenção dos óbitos infantis localmente.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference26 articles.

1. ALVES, A. C. et al. Principais causas de óbitos infantis pós-neonatais em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, 1996 a 2004. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 8, n. 1, p. 27–33, mar. 2008.

2. BERNARDINO, F. B. S. Tendência da mortalidade neonatal no brasil de 2007 a 2017. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2021.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. 5ª ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012a. (Cadernos de Atenção Básica, 32).

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Gestação de alto risco: manual técnico. 5ª ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012b.

5. BRASIL. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de vigilância do óbito infantil e fetal e do Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. (Série A. Normas e Manuais Técnicos)

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3