GERONTARIADO: A VELHICE DO SÉCULO XXI E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO

Author:

Da Rocha Marlene Pereira,Ribeiro Bruno Chapadeiro

Abstract

O novo fenômeno histórico emergente no século XXI, assinalado pelo envelhecimento populacional, deve aumentar o adoecimento físico e mental da classe trabalhadora envelhecida – o gerontariado – composta pelo grupo de pessoas acima de 45 anos, altamente escolarizadas. Este grupo etário deve passar a ocupar o mercado de trabalho nas próximas décadas, sob o risco de condições desiguais e indignas. Projeta-se, então, a “problemática do gerontariado”: a reflexão acerca das condições de trabalho, produtividade e saúde dos trabalhadores mais velhos e idosos. Nesse contexto, este ensaio teórico tem o objetivo de refletir sobre a precarização do trabalho de pessoas mais velhas e idosas no século XXI. O grupo de gerontariado que representa a força de trabalho mais complexa, com habilidades, talentos e altas competências localiza-se diante um conjunto de riscos de precariedade, uma parte resultante das vulnerabilidades ligadas à fragilidade na capacitação de trabalho e, ainda, em razão da precarização das condições salariais de exploração da força de trabalho. Com isso, reduzem-se as oportunidades dos trabalhadores “mais velhos” na evolução da carreira profissional. O aumento da idade média das pessoas nesse contexto retrata, em parte, o fato de que os trabalhadores mais velhos reproduzem um grupo crescente de pessoas empregadas ou em busca de trabalho. Por outro lado, os trabalhadores com mais idade têm menor chance de estarem desocupados, mas caso assim esteja, demoram mais tempo, em média, a retornar ao trabalho, estando mais suscetíveis, portanto, à crise de emprego, ou seja, caso fiquem desempregados terão mais dificuldade de inserirem-se no campo de trabalho. Para tanto, sugere-se aos empregadores maiores esforços para manter e atualizar as habilidades destes trabalhadores, evitando que a obsoletização da força de trabalho fique na responsabilidade do próprio trabalhador ou da falta de políticas públicas capazes de dar conta da qualificação desse grupo.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference8 articles.

1. ALVES, Giovanni. O Trabalho Envelhecido: As Contradições Metabólicas do Capital. Bauru, SP, Projeto Editorial Praxis, 1 ed., 228 p., 2021.

2. ALVES, Giovanni. As Contradições Metabólicas do Capital: Colapso Ecológico, Envelhecimento e Extinção Humana. 2 ed. Bauru, SP: Canal 6 Editora - Projeto Editorial Praxis, v. 1, 178 p., 2020.

3. ALVES, Giovani; NETO, José Meneleu. Trabalho e Envelhecimento no Século XXI: notas sobre a problemática social do "gerontariado" no Brasil. 2020, pp. 381-408.

4. CAMARANO, Ana Amélia; FERNANDES, Daniele. Mudanças nos arranjos familiares e seu impacto nas condições de vida: 1980 e 2010. In: CAMARANO, Ana Amélia (organizadora). Novo Regime Demográfico: uma nova relação entre população e desenvolvimento? Rio de Janeiro, RJ, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA, Cap. 1, pp. 25-73, 2014.

5. FELIX, Jorge. Dimensões Socioeconômicas do Longeviver: notas sobre um itinerário de estudo em face da transição demográfica global. In: Longeviver, Política e Mercado. São Paulo, SP, Portal Edições, v. 1, 1 ed., pp. 117-136, 2019.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3