Author:
De Araújo Júnior Edson Modesto,De Almeida Giovana Goretti Feijó
Abstract
O consumo de bens religiosos tem se ampliado, sendo considerado um instrumento de observação histórica. O objetivo é compreender de que forma a produção de bens simbólicos está relacionada com o consumo de experiência religiosa. A metodologia da pesquisa se baseia numa pesquisa exploratória em torno das relações entre experiência e religião, sendo o consumo de bens religiosos um de seus produtos. Para isso, valeu-se do ensaio teórico para abordar essas discussões e seus entrelaçamentos. Os resultados encontrados foram que as linhas de pesquisas que estudam o campo da experiência religiosa são extensas, perpassando significados e as mediações culturais e religiosas com o Transcendente, valorizando o aspecto simbólico da religião. A conclusão confirma que há relações, dependentes e codependentes, entre produção de bens simbólicos e consumo de experiência, sendo o símbolo a chave para a experiência denunciante da experiência religiosa e aquela que fornece subsídios para todas as demais experiências.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. AMATUZZI, M. M. Experiência religiosa: busca de uma definição. Estud. psicol. (Campinas), 15(1), 1998. https://doi.org/10.1590/S0103-166X1998000100004
2. ANDREATA, O. P. Individuação e experiência religiosa em Edith Stein. Relegens Thréskera, 7(2), p.152-163, 2018.
3. ARAÚJO JÚNIOR, E. M. Consumo de experiência turístico-religiosa na construção de territorialidades na Terra Santa. Tese de Doutorado em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul, 2018.
4. BERGSON, H. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
5. CROATTO, J. S. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. 3 ed. São Paulo: Paulinas, 2010.