Author:
Giordani Ana Caroline,Lapchenski Lenise Cristina de Oliveira
Abstract
O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é uma temática que tem ganhado cada vez mais força nas discussões sobre segurança hídrica (ATANAZIO, 2019). Além disso, de maneira crescente, os serviços ambientais de proteção dos recursos hídricos vêm sendo reconhecidos pelos tomadores de decisões através da implementação de esquemas de PSA (BRASIL, 2011; COELHO et al, 2021). No Paraná, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) apresenta uma grande porção de mananciais destinadas ao abastecimento público, porção denominada de Bacia do Altíssimo Iguaçu, que compõe o Sistema de Abastecimento Integrado do Iguaçu (PIRAQUARA, 2018). O município de Piraquara desempenha papel fundamental nesse sistema, pois conta com a presença de três reservatórios em seu território - Iraí, Piraquara I e Piraquara II. Neste contexto, o município - em parceria com o Governo do Estado, SANEPAR, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e Fundação Grupo Boticário - lançou o Projeto Manancial Vivo como estratégia para assegurar os serviços ambientais do Reservatório Piraquara I. Assim, este artigo tem por objetivo descrever a experiência da estruturação do projeto de seu início até o momento, com a descrição da governança, legislação, visitas técnicas e lançamento de edital de chamamento.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference20 articles.
1. ALCÂNTARA, V. C.; PEREIRA, J. R.; SILVA, E. A. F. Gestão social e governança pública: aproximações e (de)limitações teórico conceituais. Revista de Ciências da administração. v. 17, p. 11-29. 2015
2. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUA. Manual Operativo - Programa Produtor de Água. Ministério do Meio Ambiente. Superintendência de usos múltiplos. Brasília, DF, 2008.
3. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUA. Plano Nacional de Segurança Hídrica. Ministério do Desenvolvimento Regional. Brasília, DF, 2019.
4. ATANAZIO, R. Pagamento por serviços ambientais como política pública de segurança hídrica e desenvolvimento. Tese. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública. Curitiba - PR. 2019, p. 114.
5. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. 2011. Pagamentos por Serviços Ambientais na Mata Atlântica: lições aprendidas e desafios / Fátima Becker Guedes e Susan Edda Seehusen; Organizadoras. – Brasília.