Author:
Santos Silvana Maria Aparecida Viana,Palma Aylla Lorena Gomes Lôbo,Carvalho Fabrisia Maria da Silva,Carretero Jônathas dos Santos,Fernandes Lucelena Maria,Meroto Monique Bolonha das Neves,Narciso Rodi,Moniz Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues
Abstract
Os distúrbios de aprendizagem têm vindo a ser notados no contexto escolar, e um número significativo de estudantes recebe diagnósticos de desafios na aprendizagem, o que impacta diretamente o seu desempenho acadêmico. A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a leitura, escrita e soletração, enquanto o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) está relacionado à dificuldade de concentração e hiperatividade. Formas de ensino adaptadas, junto com o diagnóstico e tratamento adequados são essenciais para ajudar aqueles que enfrentam esses desafios. Perfazendo por tal problemática, através de pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica com citações de terceiros, o objetivo principal deste artigo é investigar os impactos da dislexia e do TDAH no desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes, buscando identificar estratégias eficazes de apoio. Já os objetivos específicos, perfazem sobre analisar as características da dislexia e do TDAH e como elas afetam o desempenho acadêmico; avaliar as necessidades específicas de alunos com dislexia e TDAH no ambiente escolar; investigar as práticas pedagógicas e estratégias de ensino que podem ser implementadas para atender às demandas desses alunos; identificar a importância da parceria entre professores, pais e profissionais de saúde para o sucesso educacional de alunos com dislexia e TDAH além de propor recomendações e diretrizes para escolas e educadores no apoio eficaz aos alunos. Em última análise, esta pesquisa busca lançar luz sobre tais complexidades, apresentando proposições destinadas a promover a inclusão no ensino.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference15 articles.
1. ARGOLLO, N. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: aspectos neuropsicológicos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 7, n. 2, p. 197-201, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/ v7n2/n2a10.pdf. Acesso em: 30 de setembro de 2023.
2. CALIMAN, L. V. O TDAH: entre as funções, disfunções e otimização da atenção. Psicologia em estudo, Maringá, PR, v. 13, n. 3, p. 559-566, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v13n3/ v13n3a17.pdf. Acesso em: 30 de setembro de 2023.
3. COSTA, N. F. Dificuldades de aprendizagem: um estudo documental. Maringá Editora, 2012.
4. COUTO, T. S.; MELO-JUNIOR, M. R.; GOMES, C. R. A. Aspectos neurobiológicos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão. Ciência & Cognição, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n1/v15n1a19. pdf. Acesso em: 30 de setembro de 2023.
5. DSM – IV. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4 ed. Porto Alegre. Artes Médicas, 2009.