A INVISIBILIDADE DAS POPULAÇÃO LGBTQIA+ E O ATENDIMENTO POR ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Author:

Amaral Ana Luiza Bernardes Henriques,Domingues Dandara Camélia da Silva,Lourenço Giovanna Alves,Longo Priscila Larcher

Abstract

A invisibilidade social é o atributo de não ser visível perante o outro. No caso das pessoas LGBTQIA+ consiste, principalmente, no fato desses indivíduos não obterem reconhecimento social e, consequentemente, serem colocados/as/es em situações de marginalização social. Em razão disso, o citado grupo se depara com percalços de desafios ao longo de sua jornada, como em fragilidades e precariedades na qualidade de atendimento e tratamento no setor da saúde. Dito isto, esse projeto teve como objetivo analisar se a invisibilidade social da população LGBTQIA+ atinge a capacitação e qualidade de atendimento dos profissionais e futuros profissionais do campo da saúde. Tratou-se de um estudo transversal observacional quantitativo composto por um questionário enviado por aplicativo de mensagens (WhatsApp) a profissionais e estudantes da área da saúde. Foram incluídos, no estudo, 292 participantes, onde cerca de 90% afirmaram que acreditam que os profissionais da saúde estão preparados para atender adequadamente essa população. Porém, cerca de 32% já presenciaram atos de preconceito ou tratamento diferenciado devido à identidade de gênero e/ou orientação sexual de um paciente. Além disso, 92,9% entendem que as pessoas LGBTQIA+ enfrentam dificuldades no acesso a atendimentos em saúde. No mais, a partir dos dados obtidos, notou-se a necessidade da criação e implantação das políticas públicas de saúde LGBTQIA+ e da capacitação dos estudantes e profissionais da área da saúde.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference16 articles.

1. Arthur, S. et al. Medical students’ awareness of health issues, attitudes, and confidence about caring for lesbian, gay, bisexual and transgender patients: a cross-sectional survey. Londres: BMC Med Educ, v. 21, n. 56, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02409-6. Acesso: 10 mar. 2023.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Brasília : 1. ed., 1. reimp. Ministério da Saúde, 2013. 32 p. : il.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 95 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Primária, n. 29).

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009. Dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde. Brasília: Diário Oficial da União, 2009. p. 80.

5. CAMPOS, J.L; ALVES, J.L.S. A INVISIBILIDADE DA SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT: uma reflexão acerca da homofobia presente nos espaços institucionais de saúde. Maranhão, 2015. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/eixo6/a-invisibilidade-da-saude-da-populacao-lgbt-uma-reflexao-acerca-da-homofobia-presente-nos-espacos-institucionais-de-saude.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3