Author:
Da Silva Ana Paula Dantas,Araujo Juliana Duarte,Soares Késsia Pereira Silva,Cavalcanti Euni de Oliveira
Abstract
Objetivo: identificar através da literatura como o letramento em saúde influencia na ampliação da promoção em saúde na atenção primária. Método: revisão integrativa dos artigos publicados relacionados ao tema nas bases de dados Sistema Online de Busca e Análise de Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF) publicados nos últimos 10 anos. Resultados: práticas educativas são muito positivas na estimulação do letramento em saúde (LS), pois possibilitam a participação eficaz dos usuários e assim pode-se identificar as carências de educação em saúde, a falta de informações e a importância da troca de conhecimentos. Conclusão: para ofertar uma assistência completa ao paciente é fundamental um empoderamento por parte dos profissionais de saúde, de modo a promover e manter uma boa saúde. Essa conduta torna-se indispensável na Atenção Primária à Saúde (APS), tendo em conta que é a porta de entrada do sistema de saúde e acolhe as principais patologias.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference30 articles.
1. CAMPOS, Angélica; NEVES, Felipe. Fatores associados ao letramento funcional em saúde de mulheres atendidas pela Estratégia de Saúde da Família. SciELO, Abr. 2019. Disponível em em: . Acesso 08 set. 2022
2. CARVALHO, Tatiana; RIBEIRO, Luiz. Associação entre letramento funcional em saúde e adesão ao tratamento medicamentoso da hipertensão arterial sistêmica na atenção primária à saúde. Revista de APS, out. 2020. Disponível em:
3. . Acesso: 06 out. 2022.
4. CHEHUEN NETO, J. A. et al. Letramento funcional em saúde nos portadores de doenças cardiovasculares crônicas. Cien Saude Colet julho 2017. Disponível em:
5. . Acesso em 02 out. 2022.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献