Author:
Queiróz Giovana Bassi,Siqueira Junior Antônio Carlos
Abstract
A enfermagem é uma prática que combina arte e ciência para cuidar de pessoas de forma criativa, empática e comprometida, sempre respeitando a individualidade e dignidade de cada indivíduo e na profissão há uma relação entre os sentimentos de prazer e dor, e isso pode ser causado por diversos fatores, um deles foi a pandemia de COVID-19, que trouxe muitos momentos prazerosos e de sofrimento para esses profissionais. Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar os desafios encontrados pelos profissionais de enfermagem durante o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Para alcançar esse objetivo, foi feita uma revisão de literatura em bases de dados como LILACS, BVS, BDENF, com os descritores “Enfermagem” AND “COVID-19” AND “Enfrentamento” e Google Acadêmico, com os descritores “Enfrentamento” AND “Enfermagem” AND “COVID-19” AND “Pandemia” e “enfrentamento da enfermagem na pandemia de covid-19”. Com os resultados obtidos, foi observado que os profissionais de enfermagem enfrentaram desafios como: esgotamento físico e mental, falta de estruturas, recursos e materiais de proteção individual, além da falta de reconhecimento e desvalorização. Com base nesses resultados, pode-se concluir que o estudo, ao revisar os desafios dos profissionais de enfermagem durante a pandemia, concluiu que é necessário valorizar e reconhecer esses profissionais, garantindo condições adequadas de trabalho e reconhecimento pela sociedade. Em suma, este trabalho contribui para uma melhor compreensão e analise sobre o enfrentamento dos profissionais de enfermagem na pandemia de COVID-19. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para uma maior ampliação da literatura acerca da temática apresentada.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference34 articles.
1. BARBOSA, D. J. et al. Fatores de estresse nos profissionais de Enfermagem no combate à pandemia da COVID-19. Comunicação em Ciências da Saúde, v. 31, n. Suppl 1, p. 31-47, 2020.
2. BARROS, F. S.; GOMES, K. R.; CASTORINO, A. B. A pandemia da COVID-19 aprofunda a precarização das condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE On Line, v. 15, e240122, p. 1-12, 2021.
3. BESSA, M. M. et al. Protagonismo da enfermagem em tempos de covid-19: heróis?. Revista de Enfermagem UFPI, v. 9, n. 4, p. e10781-e10781, 2020.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim epidemiológico especial: Doença pelo novo coronavírus – COVID-19 – Semana Epidemiológica 18 de 2022. Brasília, DF, 2022.
5. COSTA, D. C. A. R. et al. Oferta pública e privada de leitos e acesso aos cuidados à saúde na pandemia de Covid-19 no Brasil. Saúde em Debate, v. 45, p. 232-247, 2021.