Author:
Coelho Alberto d'Ávila,Jalil Hassan Pereira
Abstract
O presente artigo trata dos resultados investigativos de uma dissertação de mestrado quando esta discorreu sobre as bandas de música, assumindo uma perspectiva que pensa esses grupos a partir de seus integrantes como corpos que são afetados e que afetam o meio. Com o propósito de habitar esse campo de intensidades, opera-se com um recorte que delimita as paixões e ações desprendidas de um grupo de jovens atuante em bandas de música para problematizar os afetos como pressupostos que “furam” uma ordem presente na concepção de banda como “palavra de ordem”, ou seja, aquilo que remete as bandas de música a uma linha molar identificada pelo seu rigor militar, traço inerente à sua origem histórica e que acaba por defini-la em uma concepção universalizante. E é trabalhando na esteira desse traço que um percurso investigativo surge para a dissertação apresentada, aqui, pela seguinte inquietação: Como os afetos tramam enunciados no sentido de relativizar o que pode ser uma “banda de música”, indo além de seu rigor militar? A problemática que esta pesquisa de cunho cartográfico atende, habita o campo das bandas envolvido com a presença e a vibração das molecularidades dos afetos, fazendo a pesquisa se movimentar por agenciamentos que tecem um mote para o universo de cenas, de sons e de movimentos de bandas, trazendo afetos como forças portentosas para concepções mais abertas e flexíveis de que pode ser uma banda de música, abrindo um interesse aos modos como os afetos circulam aí sem serem prontamente identificados.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE BANDAS. Estatuto social. Cachoeirinha, RS: AGB, 2014.
2. AMORIM, Alexandre Sobral Loureiro; COSTA, Luciano Bedin da. Uma introdução à teoria das linhas para a cartografia. Atos de Pesquisa em educação.[S.I.] , v.14, n. 3, p. 912-933, dez. 2019. ISSN 1809-0354. Disponível em: . Acesso em 26 jul. 2022. doi. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p912-933.
3. BERGSON, Henri. Matéria e Memória: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. 4ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
4. COSTA, Luciano Bedin da. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista digital do LAV. Santa Maria, UFSM, v. 7, n. 2, p. 65-76, maio./ago., 2014.
5. DELEUZE, Gilles. Cursos sobre SPINOZA. Trad. Emanuel Ângelo da Rocha Fragoso, Francisca Evilene de Castro, Hélio Rebello Cardoso Júnior e Jefferson Alves de Aquino. 3. ed. Fortaleza: EdUECE, 2019.