Author:
Cassol Rubia Anyê,Barbosa Cristiane de Lima
Abstract
O presente artigo tem como objetivo geral de verificar como cientistas brasileiros contribuíram para a Divulgação Científica (DC) em mídias sociais digitais no combate à desinformação sobre a Covid-19. Para isso, escolheu-se dois importantes cientistas brasileiros para esta análise: Átila Iamarino e Lucas Zanandrez (Olá, ciência!), pela relevância e audiência expressiva nas mídias sociais digitais. Como percurso metodológico, o trabalho de cunho exploratório e descritivo se dará por meio de uma metodologia mista, envolvendo análises quantitativas e qualitativas. Para tanto, será aplicada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004) que vai diagnosticar como ocorreu a divulgação de temas relacionados à Covid-19 em mídias sociais digitais, que passaram por desinformação viral na internet, na primeira, segunda e terceira onda da pandemia. Assim, essa proposta tem relevância acadêmica para o curso de Jornalismo, a qual busca fortalecer o processo de investigar o papel da DC para reduzir a desinformação na internet.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference16 articles.
1. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
2. BARBOSA, C.L. A textualização científica em dois discursos: jornalismo ou ciência? Manaus: Ufam. (Dissertação de mestrado), 2010.
3. BUENO, W. Jornalismo científico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente. São Paulo: USP/ECA. (tese de doutorado), 1984.
4. CALDAS, G. Mídia e políticas públicas para a comunicação da ciência. In: PORTO, CM., BROTAS, AMP., and BORTOLIERO, ST., orgs. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 19-36. ISBN 978-85-232-1181-3. Available from SciELO Books.
5. CAMARGO JR. Kenneth Rochel de. COELI, Claudia Medina. A difícil tarefa de informar em meio a uma pandemia. In: Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30(2), 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/Y9rxTRzQZkvCdjTsFK6gX3f/?lang=pt&format=pdf; Acesso em 19 de março de 2022.