Author:
Telis João Junior Scapin,Pimenta Ruan,Teixeira Natália Araújo,Dos Santos Mikael Santana,Nasser Tufi Antônio,Viana Nayara Izabel,Faria Camila Belfort Piantino
Abstract
MicroRNA é um constituinte do genoma não-codificante capaz de regular a síntese proteica em nível pós-transcricional, silenciando ou induzindo a degradação de RNA mensageiros. A expressão de microRNA é basal em todos os tipos celulares, ao passo que o perfil de expressão é particular a cada um. O conjunto de microRNAs produzidos em uma célula se torna uma característica exclusiva a ela, de acordo com suas próprias funções metabólicas. Investigações dos mecanismos moleculares do câncer revelaram que o miRNA desempenha um papel importante nesta doença, estando pontualmente desregulado e tendo uma participação direta na mediação de processos de invasão tecidual e divisão celular. A presente revisão investigou os microRNAs no câncer de próstata (CaP) a partir de trabalhos da literatura, com o intuito de formar um painel de biomarcadores para o diagnóstico mais precoce da doença. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa na qual foram utilizadas as bases de dados: U.S National Library of Medicine (PUBMED), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram “Prostatic Neoplasms” e “microRNA”, associados ao operador boleano AND, visando a resposta da seguinte pergunta norteadora: Quais microRNA´s são potenciais biomarcadores do CaP? Notou-se que a heterogeneidade do tumor pode estar atrelada a falta de evidências para a maioria dos microRNAs investigados e que o microRNA (miR-21) apresenta potencial para biomarcador do CaP.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference35 articles.
1. BASTOS, BR et al. Perfil sociodemográfico dos pacientes em cuidados paliativos em um hospital de referência em oncologia do estado do Pará, Brasil. Revista Pan-Amazônica de Saúde, v. 9, n. 2, p. 31-36, 2018.
2. BECKER; J, NARDIN; JM. Utilização de antieméticos no tratamento antineoplásico de pacientes oncológicos. R. Bras. Farm. Hosp. Serv. Saúde São Paulo v.2 n.3, pag. 18-22, 2011.
3. Brasil. Instituto Nacional do Câncer. Câncer de próstata. 2022 Disponivel em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_nov2019_3ar eimp_2022_visualizacao.pdf.
4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Programa nacional de controle do câncer da próstata: documento de consenso. - Rio de Janeiro: INCA, 2002.
5. Chan JA, Krichevsky AM, Kosik KS. MicroRNA-21 é um fator antiapoptótico em células de glioblastoma humano. Câncer Res. 2005; 65 :6029–6033. doi: 10.1158/0008-5472.CAN-05-0137.